O Ambulatório de Especialidades Médicas foi inaugurado em março de 2016 e está sendo implantado de acordo com o avanço da grade curricular do curso de Medicina da Univates. Atualmente estão em funcionamento no local quatorze especialidades médicas, sendo elas: cardiologia, hematologia, pneumologia, gastroenterologia, nefrologia, endocrinologia, dermatologia, reumatologia, alergia e imunologia clínica, psiquiatria, geriatria, neurologia, otorrinolaringologia e oftalmologia.

Até o ano de 2019, completar-se-á a implantação do curso de Medicina, ofertando ainda consultas nas seguintes especialidades médicas: alergia e imunologia, dermatologia, reumatologia, geriatria/gerontologia, neurologia, otorrinolaringologia, psiquiatria e urologia.

Todas as consultas ocorrem no período de aulas do curso de Medicina, portanto, são acompanhadas por alunos do curso e por professores médicos. Nesse mesmo espaço funciona o serviço de Enfermagem, que se responsabiliza pelo acolhimento dos usuários, consultas de enfermagem, esterilização de materiais, execução de procedimentos e controle de infecção.

Um dos diferenciais da proposta de atendimento é a oferta do serviço de reconciliação medicamentosa e orientação terapêutica por meio da consulta farmacêutica, ao final da consulta médica e sempre que o paciente receber um receituário médico mais complexo. Também, o usuário é informado quanto ao acesso à terapia medicamentosa, visando à adesão ao tratamento. A estrutura conta, ainda, com uma farmácia interna para compra e dispensação de medicamentos para os serviços do Ambulatório e com o serviço de Assistência Social, destinado a atender pessoas que buscam apoio para desenvolver sua autonomia, participação, exercício da cidadania e acesso aos direitos sociais e humanos. Além das ações desenvolvidas em consultórios, são realizados os seguintes procedimentos ambulatoriais: radiografias simples, ecocardiografia, ecografia, endoscopia, colonoscopia com anestesia, espirometria, holter, monitorização ambulatorial da pressão arterial (Mapa), biópsias, punções e pequenas cirurgias.

Na rede de referência e contrarreferência que compõe o sistema público de atenção à saúde, os serviços ambulatoriais especializados desempenham papel de fundamental importância, tanto no apoio às ações desenvolvidas pelas unidades de atenção básica em saúde quanto na diminuição da necessidade de internações hospitalares.

O prédio do Ambulatório possui quatro setores distintos: área de consultórios, área de apoio ao diagnóstico e à terapêutica, área de serviços administrativos e restaurante.

Clique para ampliar




CONTATO

Setor C - Prédio 22
Fone: (51) 3714-7052


ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira:
Manhã
7h30min às 12h
Tarde
13h às 18h