Dr. Dado Schneider - Brasil
Especialista em Marketing pela UFRGS, mestre e doutor em Comunicação pela PUCRS. Tem 35 anos de experiência em grandes empresas, como DM9, CLARO e RBS, entre outras. É o criador da marca CLARO. Realiza palestras para e sobre jovens, tendo sido aclamado na última Campus Party Brasil 2014 com sua inovadora "Palestra Muda". Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Jaime Troiano – Troiano Branding - Brasil
Formado em Engenharia Química pela FEI e em Sociologia pela USP, Jaime fundou e comanda há 22 anos a TroianoBranding, a primeira empresa brasileira dedicada integralmente à gestão de marcas. Antes disso foi VP de Planejamento e Consumer Insights para agências como Young & Rubican, MPM-Lintas e BBDO, com atuação em toda América Latina. Possui diversos artigos e estudos sobre Branding e comportamento do consumidor publicados no Brasil e exterior. Contribui para diversos veículos, é articulista do Portal HSM, foi colunista da Rádio BandNews FM, autor do livro “As marcas no divã: uma análise de consumidores e criação de valor”- Editora Globo e tem um programa semanal na Rádio CBN: “Sua marca vai ser um sucesso”. Jaime é fã de música clássica e de pedalar sua inseparável bicicleta pelas estradas em Aldeia da Serra e pelo mundo.
Cecília Russo Troiano – Troiano Branding - Brasil
Psicóloga Clínica pela PUC-SP, Mestre em Women and Gender’s Studies - Georgia State University, Atlanta, USA. COO da TroianoBranding, empresa que se dedica à gestão de marcas e comportamento do consumidor. Autora de 2 livros dedicados às mulheres: Vida de Equlibrista: dores e delícias da mãe que trabalha, 2007, Editora Cultrix e Aprendiz de Equilibrista: como ensinar os filhos a conciliar família e carreira, 2011, Editora Évora. Colunista regular dos seguintes veículos: Revista Pais e Filhos, Revista RA, The Little Pink Book (USA) e Portal Vila Mulher. Palestrante em eventos empresariais e de negócios, entre eles: Fórum HSM Family Business (Maio de 2014, São Paulo), The Ebb and the Flow of Feminism (Março de 2014, University of North Carolina, USA). FGV – Gestão de Pessoas (Junho 2013, São Paulo), Pepsico, Brasilprev, Amil, Camargo Correa, Bayer, Takeda, Algar, BomBril, Ypê, Escola Pueri Domus, Colégio Santa Cruz, Globosat. Coordenadora e Professora do Curso de Imersão em Branding Troiano/HSM (desde 2011). Casada e mãe de 2 filhos universitários, considera-se também uma equilibrista apaixonada pelo que faz.
Ma. Martha Gabriel - Brasil
É escritora, consultora e palestrante nas áreas de marketing digital, inovação e educação. Autora de cinco livros, inclusive o best seller “Marketing na Era Digital“, CEO da Martha Gabriel Consulting, é também coordenadora e professora do curso de MBA em Marketing da HSM Educação. Palestrante keynote internacional com mais de 50 palestras apresentadas no exterior, entre Estados Unidos, Europa e Ásia. Premiada três vezes como melhor palestrante em congressos nos Estados Unidos. Reviewer da Leonardo Electronic Almanac (LEA), no MIT.
Gestão e Métricas em Branding Corporativo, Empresas Familiares e P&Mes
Metodologias de gestão de marcas para pequenas e médias empresas
Internacionalização das marcas
Tendências em pesquisas de marcas
Marcas Mutantes
Love Marcas
Dr. Alberto Pinillos - Universidad de Alicante
Doutor pela Universidad de Alicante/Espanha. Licenciado em Publicidade e Relações Públicas pela Universidad Complutense de Madrid. Especialista em criatividade, identidade verbal e naming. Autor de diversos artigos e trabalhos científicos sobre marca e branding. Membro do Comitê Científico Acadêmico da BrandTrends Journal (Espanha).
http://web.ua.es/es/dcps/profesores/alberto-pinillos-laffon.html
Me. Rodrigo Brod - Univates - Brasil
Formado em Comunicação Social pela Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM) de São Paulo, especialista em Gestão de Marcas pela UNISC/RS e mestre em Ambiente e Desenvolvimento pelo Centro Universitário UNIVATES (RS). Professor dos cursos de graduação e de pós-graduação do Centro Universitário UNIVATES e coordenador do bacharelado em Design da mesma instituição. Sócio-proprietário do estúdio Frente, especializado em projetos de design e consultoria criativa.
Dr. Daniel Rodríguez – Universidad de Alicante - Espanha
Doutor em Belas Artes pela Universidad de Barcelona, licenciado em Desing e especialista em Tipografia Digital. Foi professor da Universidad de Barcelona e atualmente é professor na Universidad de Alicante e coordenador dos cursos de especialização em Videojogos e Redes Sociais. Autor do blog tipografiadigital.net e de várias publicações sobre tipografia corporativa e desenho de alfabetos. Profissionalmente tem trabalhado como designer industrial e gráfico para várias empresas espanholas.
César Boscaini Krunitzky
Gestor de mídias sociais e de projetos de comunicação na Lab8284 Mídias Sociais. É formado em Publicidade e Propaganda pelo Centro Universitário Univates (2009), com especialização em Comunicação Estratégica e Branding pela Universidade Feevale (2011) e pela UMayor, do Chile. Tem experiência na área de Comunicação, Comunicação Digital e Branding.
Nicole Morás
É jornalista formada pela Univates (Brasil), onde também cursou especialização (MBA) em Branding & Business. É gestora de conteúdo para redes sociais na agência Íntegra Propaganda e assessora de imprensa da Univates, já tendo exercido atividades profissionais semelhantes junto a uma escola e também em comunicação política. Realiza pesquisas nas áreas de assessoria de imprensa, jornalismo online e gestão de marcas.
Romana de Oliveira
Gerente de Mídia da WMcCann – RJ das contas: Tim, UVA, Zona Sul, Even, RioGaleão e Patrimovel. Especialista em Mídias e Marketing Digital. Certificação Grupo de Mídia SP I GMSP00401. Atua no mercado de propaganda há doze anos, onde construiu sua carreira na área de mídia e marketing digital, trabalhando em agências e players de comunicação. Membro fundador do Observatório de Marcas e participante do Grupo de Mídia RJ. No Grupo de Mídia RS atuou por 7 anos e recebeu 3 Tops de Mídia nas categorias: Jornal, Cinema e Campanha - Premiação Grupo Mídia RS. MBA em Comunicação Estratégica & Branding pela UMayor (Chile) e Feevale, onde também concluiu a graduação em Publicidade e Propaganda.
Dra. Cristina Caldeira - IADE - Portugal
Doutora em Direito pela Universidade Autónoma de Lisboa, mestra em Economia Internacional pelo Instituto Superior de Economia e Gestão da Universidade de Lisboa e licenciada em Direito e em Relações Internacionais. Vice-Reitora para a Área da Internacionalização do IADE-U - Instituto de Arte, Design e Empresa – Universitário, Lisboa; Vice-Presidente do Conselho de Direção do Movimento Europeu em Portugal; Diretora do Departamento de Estudos Graduados do IADE-U; Presidente do Conselho Pedagógico do IADE-U; Coordenadora do Gabinete de Programas e Relações Internacionais e do Gabinete de Proteção da Propriedade Intelectual do IADE-U, Lisboa; Coordenadora do projeto L3 – Lisboa Laboratório Comum de Aprendizagem (Lisbon community-based Learning Laboratory), no âmbito dos Projetos Inovadores no Domínio Educativo, da Fundação Calouste Gulbenkian. Professora Visitante da Escola de Artes, Ciências e Humanidades da Universidade de S. Paulo e da Universidade UNIVATES, Brasil.
http://sigarra.up.pt/reitoria/pt/conteudos_service.conteudos_cont?pct_id=12880&pv_cod=3612qaTawyc8
Ms. Thaís Müller - Univates - Brasil
Graduada e mestra em Direito UNISC e doutoranda em Direito na UNISC. Membro do Escritório de Relações com o Mercado/NITT, professora e pesquisadora de Propriedade Intelectual do Centro Universitário UNIVATES - direitos autorais, propriedade industrial e marca. Professora convidada do IPL (Portugal), da Feevale (Brasil), entre outras instituições. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas
Me. Ticiano Paludo PUCRS – Brasil
Ministrante: Bacharel em Publicidade e Propaganda e Mestre em Comunicação Social, Ticiano Paludo é doutorando pelo FAMECOS/PUCRS. Leciona nesta instituição nos cursos de Publicidade e Propaganda, Jornalismo e na Especialização em Branding de Conexão. Trabalha com som e música desde o final da década de 1980 e atua como produtor musical, sound designer, compositor e remixer. Tem prêmios nacionais e internacionais, já tendo produzido trabalhos de sound art apresentados em bienais como a Bienal do Mercosul.
Dr. Francisco Dias - ESTM-IPLeiria - Portugal
Licenciado em Psicologia pela Universidade de Moscovo, Rússia (1988), mestre em Psicologia Social pela Universidade do Porto, Portugal (1997), diplomado Europeu de Estudos Aprofundados em Psicologia Social (1997) e doutor em Ciências do Turismo pela Universidade de Perpignan, França (2006). Professor no Instituto Politécnico de Leiria (Escola Superior de Turismo e Tecnologia do Mar), editor da revista European Journal of Tourism, Hospitality and Recreation (EJTHR) e diretor do ART&TUR - Festival Internacional de Filmes de Turismo. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
Dra. Carminda Silvestre - IPLeiria - Portugal
Doutora em Linguística Aplicada pela Universidade de Lisboa. Professora coordenadora da Escola Superior de Tecnologia e Gestão (ESTG) do Instituto Politécnico de Leiria. Professora convidada de universidades do Brasil, do Chile e de outros países e pesquisadora no Instituto de Linguística Teórica e Computacional (ILTEC) nas áreas de discurso multimodal da marca, semiótica social e linguística. Membro fundador da Associação Internacional de Investigadores em Branding - Observatório de Marcas.
http://www.iltec.pt/handler.php?action=investigadores&act=view&id=mcarminda
Cláudio Seguel - Brandstory - Chile
Publicitário pela UDLA e licenciado em Ciencias de la Comunicación. Criador e sócio fundador do Festival Copywriter, diretor de Brandstory e diretor Estratégico Criativo de StoryGood. Escritor dos livros "Dulces Sueños. Cuentos para volver a creer" e "Brandstory. Historias que dejan marcas". Atuou nas agências de publicidade Prolam Young&Rubicam, Leo Burnett, entre outras.
BRANDTRENDS é a revista científica digital do Observatório de Marcas, registrada no ISSN sob o n. 22378529, e pertence à Rede REVISCOM. É uma revista internacional, de publicação bi-anual, peer-refereed, mediada em língua portuguesa, espanhola, inglesa e francesa aberta a colaboradores de todas as partes do mundo interessados na área de Comunicação Estratégica e Branding.
Na sua gênese incorpora as (inter)relações e interdependências que caracterizam a vida privada, social e profissional dos nossos dias. Ela nasce dessas redes, dessas conexões, dessas interações que do sonho fazem obra. Proveniente de diferentes continentes, de espaços geograficamente separados por oceanos, atravessa fronteiras espaciais criando um espaço comum global, caracterizado pela vontade de partilha de conhecimento novo, de partilha de preocupações que a todos dizem respeito, quer este esteja no Brasil, Chile, Portugal, Espanha, França ou qualquer outro país. Este espaço experiencial, interpessoal e textual dilui as fronteiras da língua, do espaço físico, da cultura para conjuntamente criarmos trabalho relevante, de elevada qualidade, para as nossas vidas, para as organizações e para a sociedade em geral
(http://brandtrendsjournal.com/index.php/apresentacao/informacoes).
Neste II Congresso Internacional de Marcas/Branding, será realizada uma homenagem aos quatro presidentes de honra que chancelam a revista e representam seus países de origem: Joan Costa (Espanha), José Marques de Melo (Brasil), Manuel Segura (Chile) e Carlos Gouveia (Portugal).
ENCERRAMENTO:
Shows das Bandas Bico Fino Brother’s Band, Just Blues e Nice Porto.