Política de atualização e expansão do acervo

O acervo é constantemente atualizado, independente do suporte de informação. A Instituição tem definida política para aquisição de bibliografia destinando anualmente, por meio de resolução aprovada pelo Conselho Universitário - Consun, percentual de sua receita líquida para essa finalidade.

Sugestões de materiais

Os usuários podem contribuir para a aquisição de obras para a Biblioteca encaminhando suas sugestões neste link. As sugestões de materiais são encaminhadas para as coordenações de curso e o solicitante recebe retorno quanto à sua sugestão, seja com a aprovação de compra do material ou com o motivo da reprovação.
Caso aceita a sugestão, é realizado o processo de cotação e compra do material e, quando finalizado, o material é inserido no acervo da Biblioteca.

Doações

A Biblioteca da Univates também aceita doações de obras, de qualquer pessoa, para incorporar ao seu acervo. O aceite da doação seguirá os seguintes critérios:

• - Temática relevante à proposta da Instituição: conteúdo relacionado aos cursos em andamento na Instituição, obras de literatura, autores importantes etc.;
  • - Bom estado de conservação: livros em boas condições físicas, ou seja, quando o papel não é poroso (muito antigo), sem sujeiras e rasuras, capa e encadernação intactas;
  • - Atualidade: os assuntos tratados na obra devem estar atualizados de acordo com a sua especificidade;
  • - Idioma acessível: livros atualizados nas línguas portuguesa, inglesa e espanhola, que atendam as demandas de cursos de Graduação. Outras línguas, somente se atender cursos de Extensão.

Não serão aceitos:

• - enciclopédias, dicionários, livros didáticos, legislações e doutrinas, livros de saúde, etc., que estejam desatualizados;
  • - periódicos (revistas) com coleção incompleta, com mais de três anos de publicação e sem continuidade;
  • - materiais de outras instituições que contenham carimbo;
  • - cópias de livros (xerox);
  • - catálogos de produtos e/ou compra.

Para doar obras que atendam aos critérios citados, o usuário pode se dirigir à recepção da Biblioteca com os materiais e preencher o termo de doação.
As obras doadas e não incorporadas ao acervo da Biblioteca da Univates serão repassadas para outras instituições.
A Biblioteca da Univates reserva-se o direito de não restituir as obras não selecionadas para o seu acervo.