Perguntas Frequentes

Qual o horário de funcionamento?
Segunda a Sexta-feira: 7h30min às 22h45min
Sábado: 7h30min às 17h
*Não fecha ao meio-dia.

Qual o valor da multa diária dos materiais?
Cada material possui um valor de multa. Você pode consultar a tabela de valores aqui.

A multa diária dos materiais inclui sábados, domingos e feriados?
Sim.

Posso renovar materiais por telefone?
Não. Renovação por telefone não é possível, pois o sistema exige a senha do usuário. A renovação só pode ser efetuada no local ou pela internet.

Posso fazer renovação ou empréstimo se estiver com materiais em atraso?
Não. O sistema não permite fazer renovação e/ou empréstimo caso tenha qualquer material em atraso. É necessário apresentar o material na Biblioteca para regularizar a situação.

Quantas renovações posso fazer pela internet?
Exceto comunidade externa e materiais emprestados para fotocópia, são permitidas cinco renovações on-line consecutivas, caso o material não tenha reserva ou esteja em atraso. A sexta renovação deve ser realizada presencialmente.

Posso cancelar uma reserva pela internet?
Sim, basta acessar Minhas reservas, informar login e senha e clicar no ícone "Cancelar".

Posso verificar minhas reservas?
Sim, basta acessar Minhas reservas, informar login e senha.

Sou Diplomado da UNIVATES. Posso continuar a retirar materiais na Biblioteca?
Após a conclusão de curso superior, o usuário terá direito ao uso gratuito da biblioteca pelo período de um ano, contando da data de conclusão. Após o período de um ano, o diplomado pode continuar usufruindo os serviços da biblioteca, fazendo antes seu cadastro no programa Univates&Você.

A biblioteca presta auxílio referente à normalização de trabalhos acadêmicos?
A biblioteca oferece o serviço de orientação para a normalização de trabalhos acadêmicos da Instituição de acordo com o "Manual da Univates para trabalhos acadêmicos". As dúvidas podem ser encaminhadas através da página da normalização.

Posso retirar livros e utilizar a biblioteca sem o cartão institucional?
Para empréstimo de qualquer tipo de material é obrigatória a apresentação do cartão institucional, porém você pode utilizar os espaços da biblioteca caso não esteja portando o seu, desde que se identifique e efetue um cadastro no balcão de informações.

Realizei uma reserva pelo site da biblioteca. Quando posso retirá-la?
Para retirar a reserva é necessário aguardar o e-mail da confirmação, pois no momento da solicitação o material pode estar emprestado ou sendo utilizado por outro usuário na biblioteca. É válido ressaltar que se algum usuário estiver utilizando o material em questão, o mesmo terá preferência para retirada. O prazo para retirar o material é de 48 horas para materiais emprestados e de 24 horas para materiais disponíveis, conforme informações disponíveis no e-mail de aviso.

Posso retirar minha reserva após a data de vencimento?
Não. Se a reserva não for retirada até a data limite, ela passa automaticamente para a próxima pessoa da fila ou, caso não houver ninguém na fila, o material retorna ao acervo. Caso essa reserva seja de material disponível e você não retirá-la no prazo, será gerada multa.

Tenho uma reserva comunicada, porém não poderei ir até a biblioteca retirá-la. Terei que pagar multa?
Caso você tenha feito uma reserva de material emprestado, você não precisará pagar multa. Porém, se a reserva for de um material que estava disponível no acervo, será gerada multa. Desta forma, quando você não puder vir retirar a reserva, por favor, cancele-a pelo site da biblioteca para que a próxima pessoa da fila possa retirá-la.