Diálogo com as partes interessadas

Balanço Social

2016

Site e mídias sociais

O principal canal de comunicação da Univates é o site institucional (www.univates.br). O Portal Univates reúne informações sobre os cursos ofertados, projetos e atividades de pesquisa e extensão, eventos, serviços e ações da Instituição, permitindo que os diversos públicos tenham acesso a informações de forma rápida e organizada. Além do site, a Instituição mantém páginas nas redes sociais com o objetivo de informar aos diferentes públicos acerca de projetos, eventos, cursos e ações que a Instituição realiza.

Acessibilidade

Em 2016, o portal da Univates passou a contar com barra de acessibilidade e com tradutor de Libras em todas as suas páginas. As novas funcionalidades oferecem atalhos de navegação padronizados, a opção de alterar o contraste para facilitar a leitura e a tradução de materiais escritos para a Língua Brasileira dos Sinais, tornando o site acessível.

Além das ferramentas de acessibilidade, a Univates criou uma página específica sobre o assunto (www.univates.br/institucional/acessibilidade), na qual é possível conferir questões físicas e acadêmicas sobre acessibilidade na Instituição e links que auxiliam quem tem interesse no assunto (minidicionário ilustrado de Libras, por exemplo).

2016: 13.733.203 acessos ao site e aos hotsites

Aplicativos (Android e iOS)

Univates

1.851 downloads

Quiz Univates

229 downloads

Univates FM

678 downloads

Partiu Univates

537 downloads

Biblioteca *

947 downloads

* O APP da Biblioteca está disponível também para Windows Phone.

Além do site, das redes sociais e dos aplicativos Univates, a Instituição mantém canais de comunicação direcionados a cada público.

Direcionamento de mídias

Imprensa

3.742

inserções de mídia

A Univates mantém contato e parceria com diversos veículos de comunicação do Rio Grande do Sul. Em 2016 foram identificadas 3.742 inserções de mídia não paga nos principais jornais da região do Vale do Taquari e do Estado do Rio Grande do Sul. Além disso, sites, revistas, emissoras de rádio e televisão também veiculam notícias da Instituição. Foram agendadas ainda, durante o ano, 242 entrevistas em rádios para divulgar as principais atividades e processos seletivos da Univates.

Rádio e TV

A Rádio Univates fica no ar 24 horas por dia no dial FM 95.1 e na internet, pelo site e pelos aplicativos disponíveis para Android e iOS. A emissora mantém também contas ativas em redes sociais, como Facebook, Twitter, Instagram, Youtube e Whatsapp (51 99568 8396).

A programação da TV Univates é transmitida pelo canal 15 da NET Lajeado e veiculada em emissoras parceiras no Estado, por meio da TV Cultura de Montenegro, e para todo o país, como afiliada do Canal Futura. A TV Univates também investe e aposta em serviços de novas mídias. Tudo isso é feito para que a região do Vale do Taquari tenha várias opções para acompanhar a programação, incluindo o canal no site YouTube.

Em 2016 foram 300.015 visualizações no Youtube e 1.168 assinantes do Canal da TV no Youtube.

Ouvidoria

A Ouvidoria Univates objetiva avaliar e melhorar o atendimento dos serviços prestados pela Instituição com base nas informações encaminhadas por alunos, professores e comunidade em geral, tendo autonomia para buscar nos setores da Instituição a resposta para toda e qualquer demanda, garantindo o sigilo da identidade daqueles que a procuram.

As demandas da Ouvidoria podem ser encaminhadas pessoalmente, por telefone, por correio eletrônico ou por formulário disponível na página da Univates.

Em 2016 foram registrados 156 atendimentos, sendo 28 sugestões, 80 reclamações, um elogio, 10 denúncias e 37 pedidos de informações.

Atendimento Univates

O Atendimento Univates é o principal canal de atendimento e suporte aos alunos, funcionários e professores da Univates, que podem procurar a Instituição de diferentes maneiras: atendimento pessoal, atendimento on-line via chat, encaminhamentos de protocolos on-line, telefone, entre outros.

Atendimentos presenciais

54.730

Atendimentos via chat

34.541

0800 7 07 08 09 e (51) 3714-7010

32.344

atendimento@univates.br

4.493

linhadireta@univates.br

4.464

Protocolos encaminhados no Atendimento Univates

34.139

Comitê de Comunicação Interna

A Univates criou, em 2015, o UNE - Comitê de Comunicação Interna a partir da necessidade de aprimorar a comunicação visando ao fortalecimento de políticas e práticas internas. Esse Comitê planeja atividades com o intuito de alcançar maior satisfação com os benefícios e programas oferecidos pela Instituição, repensando a forma como a comunicação ocorre, buscando um fortalecimento da marca Univates com ações planejadas de Endomarketing. O Comitê é formado por integrantes do setor de Marketing e Comunicação e do setor de Recursos Humanos e tem como lema “O que nos une nos move”.

Representações

Em 2016 a Univates esteve representada, oficialmente, nos seguintes órgãos e entidades:

  • Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (AAVT);
  • Câmara Técnica Pró-Esporte/Rio Grande do Sul, 2015-2016;
  • Colegiado de Desenvolvimento Territorial (Codeter) do Vale do Taquari;
  • Comitê de Gerenciamento da Bacia Hidrográfica Taquari-Antas;
  • Comitê Municipal da Balada Segura de Lajeado;
  • Conselho de Proteção e Defesa do Consumidor (Codecon) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente e Saneamento (Condemas) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Desenvolvimento (Comude) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Educação (Comed) de Lajeado;
  • Conselho Municipal de Entorpecentes (Comen) de Lajeado;
  • Conselho Municipal do Idoso de Lajeado;
  • Fórum Estadual Permanente de Apoio à Formação Docente;
  • Fórum Gaúcho das Instituições de Ensino Superior com Ações Voltadas ao Envelhecimento;
  • Fórum Municipal de Educação de Lajeado;
  • Núcleo de Saúde Coletiva (Numesc) de Estrela;
  • Núcleo de Saúde Coletiva (Numesc) de Lajeado.