Balanço
Social

2015

Mensagem do Reitor

É com grande satisfação que o Centro Universitário UNIVATES apresenta o Balanço Social do ano de 2015. O presente documento objetiva, de forma pública, dar transparência às atividades e ações desenvolvidas pela Instituição nos mais diferentes segmentos, representando o comprometimento que temos não apenas com a comunidade acadêmica, mas também com o desenvolvimento da região do Vale do Taquari.

A responsabilidade social na Univates é orientada, entre outras, por ações de inclusão social, de melhoria da qualidade de vida, de desenvolvimento econômico, de preservação da memória e do patrimônio cultural e de sustentabilidade socioambiental, buscando sempre o desenvolvimento regional, mas sem perder de vista as tendências nacionais e internacionais. Tendo o ensino como sua atividade-fim, as ações de responsabilidade social ocorrem por meio da geração e difusão do conhecimento, conforme estabelecido em sua missão, por meio de cursos de graduação, pós-graduação, sequencial, técnicos e de educação continuada. Por meio dos cursos são realizados projetos de pesquisa e de extensão, atividades culturais, entre outras atividades, todas voltadas tanto para o público interno quanto para o externo.

Em relação ao ano de 2015, apontamos alguns avanços, como a realização de ações para implantação do Programa de Integridade (Pro-i). Esse programa objetiva aperfeiçoar a cultura de integridade e conformidade com marcos normativos existentes, detectando, prevenindo e buscando resolver desvios ou inconformidades que possam ocorrer.

Também ressaltamos toda a etapa de planejamento e construção do Centro Clínico Univates desenvolvida no decorrer de 2015, que inicia suas atividades no mês de março de 2016 como um estabelecimento destinado ao atendimento ambulatorial de pacientes moradores da região do Vale do Taquari que necessitam de cuidados em saúde.

Ainda em relação à questão de cuidados em saúde, apontamos o início das atividades do projeto institucional Cuidado em Saúde dos Trabalhadores da Univates.

Dentro da importância que a Univates dá à área da acessibilidade e para agregar e aprimorar as questões pertinentes, foi instituído, em 2015, o Núcleo de Acessibilidade, que objetiva contribuir para a participação plena e efetiva das pessoas com deficiência na vida acadêmica, científica e cultural da Instituição.

Com a perspectiva de que mais alunos possam estudar, a Instituição também se preocupa em propiciar acessibilidade sob o ponto de vista financeiro. Nesse sentido, foi aprovado o CrediVates, programa de crédito da Univates para viabilizar o pagamento postergado de 50% das semestralidades contratadas pelos alunos de cursos de graduação com início no ano de 2016.

Já no âmbito do Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates), apontamos a inauguração do Centro Tecnológico de Pesquisa e Produção de Alimentos (CTPPA), um espaço que integra o Parque, e a acreditação do Unianálises pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

Na área acadêmica, destacamos o início das atividades do curso de Odontologia e a nota 4 no Índice Geral de Cursos (IGC), em uma escala de 1 a 5, mantendo a Univates como o melhor Centro Universitário do Estado.

Não podemos deixar de citar que, no final do ano de 2015, a Univates encaminhou processo de recredenciamento do Centro Universitário com o objetivo de credenciamento para a transformação da organização acadêmica de Centro Universitário em Universidade, resultado de anos de trabalho e dedicação da comunidade acadêmica.

Essas conquistas fazem com que a Univates tenha profundo orgulho das pessoas que a formam e espera continuar sendo vista como uma Instituição consciente dos seus valores e preocupada com o desenvolvimento da região na qual está inserida.

Ney José Lazzari
Reitor

Ney José Lazzari - Reitor