Cinema Comunitário: intervenções a partir da relação ensino-extensão

Quatro documentários produzidos com alunos e comunidade serão exibidos na Univates. Evento acontece na próxima segunda-feira, dia 4, no Prédio 11.

Na próxima segunda-feira, dia 4, acontece na Univates o evento  "Cinema Comunitário: intervenções a partir da relação ensino-extensão". A atividade acontece no auditório do Prédio 11 e apresenta materiais criados por meio de intervenções realizadas por alunos da disciplina de Oficina de Jornalismo em Comunidades. A entrada é gratuita.

A partir das 19h10min estudantes, professores e a comunidade interessada poderão acompanhar a exibição de quatro audiovisuais que exploram o gênero documentário, elaborados com base nos quatro elementos da natureza (terra, ar, fogo e água). O elemento terra é gravado sob o olhar dos haitianos, o ar é o tema explorado por malabaristas, o fogo retratado por professores do ensino básico, e a água gravado por um grupo de crianças.

A experiência envolveu 21 alunos de Jornalismo, em final de curso. Segundo a professora da disciplina, Jane Mazzarino, as atividades uniram os conceitos  de ensino, extensão e pesquisa, trabalhados a partir de intervenções na comunidade. "A ideia era que fossem exploradas as estratégias educomunicativas e a apropriação das tecnologias de comunicação, por meio da produção de audiovisual documental, a fim de retratar a relação de grupos sociais com os elementos da natureza", explica.

Não é necessária a inscrição para participar, porém será respeitado o limite de ocupação do auditório do Prédio 11 - que é de 200 lugares.

A atividade envolveu, além do curso de Jornalismo, o projeto de extensão Interfaces e o grupo de pesquisa Ceami, que vai analisar o processo.

29 de novembro de 2017 | eventos@univates.br