Curso nos Estados Unidos incentiva a formação de estudantes líderes

Postado em 22/03/2018 09h01min e atualizado em 22/03/2018 09h30min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

A Univates, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), divulga as inscrições para o programa Formação de Estudantes Líderes para o século XXI. A oportunidade, criada pelo Sindicato das Mantenedoras de Ensino Superior (Semesp), por meio de seu Departamento de Inovação e Redes de Cooperação e pela Laspau, visa a reforçar a capacidade de liderança dos estudantes brasileiros. Com três dias de muito aprendizado, o programa levará 40 estudantes brasileiros para a cidade de Cambridge, Massachussetts, para conhecer experiências bem-sucedidas diretamente da Harvard University e do Massachusetts Institute of Technology (MIT).

Os alunos participarão de workshops em que irão desenvolver liderança, persuasão, comunicação visual, criatividade, empreendedorismo e falar em público. Confira a programação:

Embarque do grupo no Brasil

Dia 1 – 25/06
Chegada do grupo e check-in no Hi Boston Hostel

Dia 2 – 26/06
Orientação e introdução – Equipe Laspau

Workshop 1: Desenvolvimento de liderança para o Século 21
Workshop 2: Equipe de ideias interdisciplinares: Inovação no Brasil
Workshop 3: Empreendedorismo no ecossistema de inovação
Workshop 4: Colaboração, resolução de problemas e ensino baseado em aprendizado por meio do erro

Dia 3 – 27/06
Workshop 1: Comunicação e expressão verbal e não verbal

Tour pelo Massachusetts Institute of Technology (MIT), guiado por estudantes locais

Visita ao Museum of Fine Arts

Dia 4 – 28/06
Tour pela Harvard University, guiado por estudantes locais
Workshop 1: Desenvolvendo criatividade e inovação
Workshop 2: Apresentação das ideias interdisciplinares do grupo: inovando no Brasil
Cerimônia de Encerramento e Certificação

Dia 5 – 29/06
Dia livre

Dia 6 – 30/06
Retorno do grupo para o Brasil

O que está incluso?

5 workshops presenciais de duas horas cada, incluindo recursos preparatórios no Campus Harvard;
Visitas guiadas a Harvard University e MIT;
5 noites de hospedagem em Hostel (com quarto compartilhado);
3 almoços, 1 jantar e coffee-breaks durante o programa;
Traslado aeroporto / hotel / aeroporto;
Transporte em ônibus para duas visitas fora do Campus da Harvard University;
Deslocamento local em transporte público.

O investimento é de USD 2.700. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail internacional@univates.br.

O que é o Semesp?
O Semesp congrega um grupo expressivo de mantenedoras do Brasil e tem como objetivos prestar serviços de excelência e orientação especializada aos seus associados, oferecer soluções para o desenvolvimento da educação acadêmica do país e preservar, proteger e defender o segmento privado do ensino superior brasileiro.

O que é a Laspau?
É uma ONG filiada à Harvard University que tem por objetivo auxiliar alunos da América Latina que desejam estudar em universidades norte-americanas.