Ana Amélia Ritt

Semana do Intercâmbio reúne mais de 900 participantes

Postado em 12/03/2018 16h12min e atualizado em 12/03/2018 16h20min

Por Artur Dullius

Durante a última semana a internacionalização foi perceptível por aqueles que circulavam pelo campus da Univates. Entre os dias 5 e 9 de março a Universidade, por meio da Diretoria de Relações Internacionais (DRI), realizou a II Semana do Intercâmbio. Cinco dias em que diferentes culturas se reuniram para a discussão de temas relacionados ao intercâmbio.

De um lado, estudantes curiosos e cheios de dúvidas. Do outro, intercambistas e ex-intercambistas buscavam auxiliar da melhor forma aqueles que sonham em realizar um período de estudos fora do País. Entre as principais dúvidas estavam questões relacionadas ao funcionamento das aulas, o aproveitamento de disciplinas, o idioma, além de questões financeiras.

Gabriela Longo

A programação contou com 11 atividades, entre palestras, oficinas e workshops, reunindo mais de 900 participantes. Além disso, espaços multiculturais, com feira gastronômica e estandes de alguns países, possibilitaram a aproximação com os países conveniados com a Univates.

Os lanches típicos foram preparados por intercambistas, com a supervisão da DRI e do curso de Nutrição. As delícias, que foram vendidas durante o evento, geraram arrecadação de R$ 1 mil, valor que será revertido a uma entidade carente da região.

Diretora de Relações Internacionais, Viviane Bischoff ressaltou o grande número de participantes. Segundo ela, a diversidade proposta pelas atividades possibilitou as diferentes formas de contato com as culturas internacionais.

Seja por meio da língua, da gastronomia e da cultura, seja pela troca de experiências, existem diversas formas de nos conectarmos com outras realidades e acredito que conseguimos mostrar isso muito bem durante a Semana do Intercâmbio
Viviane Bischoff, Diretora de Relações Internacionais

Inscrições para intercâmbio

Encerra nesta segunda-feira, dia 12, o prazo de inscrições para estudantes dos cursos de graduação e técnicos da Univates interessados em realizar intercâmbio acadêmico no segundo semestre de 2018. O edital para os acadêmicos de graduação conta com mais de 100 vagas em 22 países. Já no edital para os alunos dos cursos técnicos são quatro vagas oferecidas, sendo duas na Universidad del Pacífico, do Chile, e duas no Instituto Politécnico de Leiria, em Portugal.

Mais informações podem ser obtidas no site www.univates.br/dri ou com a DRI pelo e-mail dri@univates.br ou telefone (51) 3714-7000, ramal 5309.