Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Competição Univates de Direitos Humanos chega em sua segunda edição

Postado em 09/03/2018 08h46min e atualizado em 14/03/2018 16h59min

Por Leonardo Seibel

Ana Amélia Ritt

A Competição Univates de Direitos Humanos, promovida pelo curso de Direito da Instituição, chega em sua segunda edição. Os participantes irão analisar um caso hipotético de violação de Direito Internacional Público e de Direitos Humanos e, em equipes, irão redigir um memorial e apresentar suas argumentações a juízes. O caso hipotético será divulgado no próximo sábado, dia 10. As inscrições, voltadas a acadêmicos do curso, podem ser realizadas a partir de 26 de março.

Ana Amélia Ritt

A competição será realizada em duas fases: escrita e oral. A fase escrita requer de cada equipe a preparação e a redação de considerações gerais, argumentos e pretensões (representação das vítimas) e contestação da demanda (representante do Estado), conforme as formalidades exigidas no edital do concurso. A segunda fase consiste em sessões orais nas quais cada equipe deverá expor suas alegações e contrapor os argumentos da equipe ou parte oponente diante da Corte.

A equipe vencedora irá para Mendoza, Argentina, para participar de uma competição na Universidade Nacional de Cuyo, em novembro deste ano. Já a equipe que ficar na segunda colocação ganha uma viagem de estudos para Brasília com custos de passagens, deslocamento e hospedagem inclusos.

O edital completo pode ser conferido aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramais 5604 ou 5605.