Cinco dias voltados ao intercâmbio acadêmico

Postado em 23/02/2018 13h57min e atualizado em 23/02/2018 14h56min

Por Ana Amélia Ritt

Você pensa em realizar intercâmbio acadêmico, mas está cheio de dúvidas? Então preste atenção: a Semana do Intercâmbio acontece de 5 a 9 de março. O evento, organizado pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates, traz um espaço multicultural, com feira gastronômica e estandes de alguns países com os quais a Instituição possui convênio, além de possibilitar conversas simultâneas para tirar dúvidas sobre a vivência internacional.

De segunda a sexta-feira, das 18h30min às 21h30min, o saguão do Prédio 9 terá estandes de diferentes países para auxiliar os estudantes conhecer os locais de destino e para possibilitar a conversa com acadêmicos de outras instituições. Além disso, interessados poderão comprar lanches típicos. O valor arrecadado será doado para uma entidade carente da região.

Diariamente, das 19h30min às 21h, também estarão acontecendo palestras simultâneas. As inscrições podem ser realizadas aqui. Confira a programação:

05/03 - segunda-feira

Tuane Eggers

- Quero estudar no exterior: como escolher o destino?
Auditório do Prédio 9
Debate sobre como um aluno pode definir para onde viajar, considerando seu curso, idioma, condições financeiras etc.

- A Univates coloca você no mundo: vai ficar fora dessa?
Auditório do Prédio 7
Apresentação sobre as opções de experiência internacional que a Univates oferece para a comunidade acadêmica, tanto no exterior como sem sair de casa.

06/03 - terça-feira

- Fui selecionado para intercâmbio! E agora?
Auditório do Prédio 9
Tudo que um aluno precisa saber para organizar seu intercâmbio.

- Pós-graduação no exterior: as oportunidades no Canadá
Auditório do Prédio 16

07/03 - quarta-feira

- A vida pós-intercâmbio: o que mudou?
Auditório do Prédio 9 e sala 204 do Prédio 3
Alunos que viajaram contam sobre o que mudou em suas vidas após o intercâmbio.

- About culture and its influence in the contemporary world
Sala 301 do Prédio 12

08/03 - quinta-feira

Tuane Eggers

- Estudar na Alemanha: o que, como e por quê?
Auditório do Prédio 16

- Workshop: Sobrevivendo em espanhol
Sala 207 do Prédio 1

- Workshop: Sobrevivendo em inglês
Sala 314 do Prédio 1

09/03 - sexta-feira

- Inglês como língua franca contemporânea: preciso aprender?
Auditório do Prédio 9

Intercâmbio sem sair de casa

Em maio, estudantes da Concordia University of Edmonton, instituição canadense, realizarão um curso de uma semana na Univates. Interessados em hospedá-los podem se inscrever até o dia 27 de fevereiro aqui. A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates realizará entrevista com os candidatos. Para se candidatar, é preciso possuir algum vínculo com a Instituição. Para a escolha, serão considerados aspectos como o domínio da língua inglesa, a região de residência do voluntário e as condições oferecidas pelo voluntário.