Experiência inovadora aproxima estrangeiros e a língua portuguesa

Postado em 15/02/2018 11h09min e atualizado em 16/02/2018 09h37min

Por Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Dezoito dias de muito aprendizado sobre a língua portuguesa e a cultura brasileira. Essa é a proposta da Univates para alunos de Ensino Fundamental do Colegio Hacienda Los Alcaparros, de Bogotá, Colômbia, que realizam um curso de curta duração na Instituição. Nesse período, 22 estudantes do 7º e 8º anos e duas professoras são acompanhados em aulas, oficinas, saídas pedagógicas e atividades esportivas, que buscam o aprimoramento dos visitantes na língua portuguesa e a desconstrução de estereótipos acerca do povo e das tradições do Brasil.

A proposta inédita foi feita por um professor da escola que já conhecia a Univates. A ação, que conta com o planejamento do curso de Letras, é orientada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI). A diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff, afirma que a DRI tem buscado constantemente o desenvolvimento de ações que possibilitem o maior número de experiências internacionais aos estudantes e professores.

Além da oportunidade aos que vão ao exterior, temos trabalhado com a vinda de estrangeiros que convivam com nossa comunidade acadêmica - a chamada internacionalização em casa
diretora de Relações Internacionais da Univates, Viviane Bischoff

Ana Amélia Ritt

O trabalho realizado com estudantes do colégio, conforme Viviane, enquadra-se em um novo nicho de negócio, que pode se tornar rotineiro na oferta a parceiros estrangeiros. “A língua portuguesa tem tido destaque no mundo; além dos chineses que cada vez mais buscam aprender o idioma, a América Latina também tem demonstrado interesse crescente”, afirma.

Em complemento, a coordenadora do curso de Letras, Kári Forneck, e a coordenadora do curso, Flávia Zanatta, reforçam a importância e o papel da língua para o conhecimento de culturas e de experiências com pessoas de outros países. "A proposta de um curso de Língua Portuguesa para estrangeiros converge com um dos pressupostos do próprio curso de Letras, que é o de oportunizar situações de aprendizagem para promover a interação pela linguagem", afirmam.

Desde sábado, dia 10, quando os participantes chegaram ao Brasil, as turmas já visitaram as cidades de Lajeado, Colinas, Teutônia e Bento Gonçalves. Além disso, os estudantes irão visitar pontos turísticos e culturais de Porto Alegre, conhecer o Centro de Tradições Gaúchas (CTG) Giuseppe Garibaldi, de Encantado, e participar de oficinas de danças de ritmos brasileiros, de capoeira, de cinema e de gincana. O aluno Jerônimo Cuervo, de 13 anos, revela ter gostado de todas as visitas realizadas até o momento, não conseguindo escolher um só local preferido.

Ana Amélia Ritt

Gostei de tudo. Essa experiência vai me ajudar a melhorar o português e saber um pouco mais sobre o Brasil
estudante Jerônimo Cuervo