Univates volta às aulas dia 15

Postado em 09/02/2018 13h21min e atualizado em 09/02/2018 13h57min

Por Ana Amélia Ritt

Tuane Eggers

Mais de 12 mil estudantes são esperados na volta às aulas da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Marcada para 15 de fevereiro, a data de retorno traz programações especiais de acolhida e novidades na forma de financiamento da mensalidade e em laboratórios da área da saúde.

Atrações de acolhida

Nicole Morás

No dia 15, à noite, as vozes dos artistas Conrado e Marco Guimarães, acompanhadas do som do violão, recepcionam os estudantes nos Prédios 9 e 16.

Já na terça-feira, dia 20, à noite, o Grupo de Teatro da Univates realiza intervenções nos Prédios 9 e 12.

Na sequência, dia 21, o Acústico Duo estará animando o intervalo dos alunos no Prédio 9.

Finalizando a programação artística, o anfiteatro do Prédio 9 recebe, dia 22, um pocket show da Banda Link.

Além disso, alguns Centros da Instituição também terão momentos de boas-vindas aos seus estudantes. Confira:

Centro de Educação Profissional (CEP): 15/02 - auditório do Prédio 7;

Centro de Ciências Médicas (CCM): 22/02 - auditório do Prédio 22.

Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec): 01/03 - auditório do Prédio 11;

Ana Amélia Ritt

Cliques que fazem a diferença

Novas formas de financiamento

Para permitir o acesso ao Ensino Superior e suprir as dificuldades do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), a Univates criou o Credivates 2.0, direcionado aos ingressantes. A nova forma de financiamento possibilita três opções de pagamento aos acadêmicos. Além disso, especificamente para a área de formação de professores, a Univates está implantando neste semestre o Bolsa Licenciatura, que pode possibilitar desconto de mais de 50% para os estudantes que cursarem todas as disciplinas oferecidas no semestre.

Inovação nos currículos dos cursos

A Univates implementou inovação nas matrizes curriculares, alterando a carga horária das disciplinas, o que dá flexibilidade para a formação dos estudantes. Dessa forma, o estudante ingressante pode se formar mais cedo e ingressar no mercado de trabalho em tempo menor.

Internato Medicina

Nicole Morás

Um novo espaço acadêmico foi montado no Hospital Bruno Born, em Lajeado. O local foi pensado para os estudantes de Medicina que estão na fase final de curso realizando estágio. O internato médico funciona como um Estágio Curricular Supervisionado Obrigatório (ECSO), oferecendo aos estudantes uma visão generalista da área. Saiba mais.

Serviço Especializado de Psicologia

Este é mais um dos serviços do Centro Clínico Univates, que oferece psicoterapia, intervenções em grupos, psicodiagnósticos e outros serviços para o Sistema Único de Saúde (SUS). As atividades iniciarão no dia 15 de fevereiro e os atendimentos à comunidade, no mês de março. No momento, o atendimento conta com uma supervisora e sete estagiárias.

Clínica de Odontologia Ampliada

A Clínica de Odontologia Ampliada será inaugurada em março e oferecerá cuidados em saúde bucal à população do Vale do Taquari. O espaço contará com ambulatório de atendimento clínico e salas de raio-x, com a proposta de atender às demandas do SUS. O serviço-escola trabalhará na lógica das redes de atenção à saúde, buscando fortalecer serviços e a comunidade locorregional. A expectativa é oferecer à comunidade cerca de 200 atendimentos por mês.