Uma história dedicada à comunidade

Postado em 17/01/2018 09h27min e atualizado em 17/01/2018 09h37min

Por Artur Dullius

Das mãos de pessoas que acreditavam no desenvolvimento de uma região surgia, há exatos 49 anos, o Ensino Superior no Vale do Taquari. Uma Instituição de Ensino que ganhou espaço como extensão da Universidade de Caxias do Sul se tornou Faculdade, Centro Universitário e comemora mais um ano de existência, agora com a credencial de Universidade. A trajetória, marcada por constantes transformações e realizações, hoje se confunde com a história recente do Vale do Taquari.

De início eram três cursos de graduação (Letras, Ciências Contábeis e Ciências Econômicas), oferecidos sem estrutura própria da Instituição de Ensino. A primeira cerimônia de formatura ocorreu em 1972, para 45 diplomados do curso de Letras. Desde lá, o número de bacharéis e licenciados formados pela Instituição só cresceu. No total já foram formados 12.331 estudantes de Graduação e Sequenciais, 3.992 em nível de Pós-graduação e 3.014 nos cursos Técnicos.

Para o reitor, Ney Lazzari, uma Universidade comunitária, como é o caso da Univates, tem esse importante papel de qualificar e desenvolver uma região por meio dos seus cursos formais, de pesquisa qualificada e pertinente e da sua participação nos debates e nas discussões das questões regionais.

Elise Bozzetto

Ao longo desses quase 50 anos, a Univates tem buscado cumprir a sua missão e servido de importante ferramenta para o desenvolvimento do Vale do Taquari
Ney Lazzari, reitor da Univates

Durante esses anos a Universidade vem mostrando também seu envolvimento permanente com a comunidade. Além da sala de aula, tem atuado frente a diferentes eixos, buscando incorporar seus objetivos e fundamentos em um projeto coletivo regional. Transfere o conhecimento adquirido na academia para dentro da sociedade, impactando a vida das pessoas, da mesma forma como a comunidade impacta no seu crescimento.

Lucas Wendt

Por falarmos em projetos de extensão, a Instituição beneficiou milhares de pessoas por meio de atividades em escolas, atendimentos na área de saúde, trabalhos com comunidades indígenas, atividades esportivas, entre outras. Além disso, por meio de ações culturais, também contribui para a formação da identidade regional, seja pela disponibilidade de locais para exposições no campus ou por meio das atividades realizadas no Centro Cultural, como espetáculos de teatro, dança e música.

É uma Universidade de impacto social, cultural, econômico e tecnológico. Por meio das suas pesquisas, busca alternativas mais sustentáveis para o meio ambiente e para a área de alimentos, assim como novas metodologias e abordagens para a área de ensino, a melhoria da qualidade de vida, a investigação de fatores que promovam a saúde, a inovação tecnológica e o desenvolvimento regional.

A evolução da Univates

1964 - Criação da instituição comunitária: a Associação Pró-Ensino Universitário do Alto Taquari (Apeuat).

1968 - Implantação da extensão da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Lajeado.

1969 - Início do Ensino Superior em Lajeado, com os cursos de Letras, Ciências Econômicas e Ciências Contábeis.

1972 - Criação da Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (Fates).

1975 - Criação da Faculdade de Educação e Letras do Alto Taquari (Felat) e da Faculdade de Ciências Econômicas do Alto Taquari (Faceat).

1997 - Fusão das faculdades na UNIVATES (Unidade Integrada Vale do Taquari de Ensino Superior).

1999 - Credenciamento da Univates como Centro Universitário.

2000 - Substituição da Fates pela Fundação Vale do Taquari de Educação e Desenvolvimento Social (Fuvates).

2017 - Credenciamento como Universidade do Vale do Taquari - Univates.

Lucas Wendt

50 anos

Em 365 dias a Univates estará completando seus primeiros 50 anos de atuação. Para marcar a passagem desta data histórica, uma série de atividades e atrações já estão sendo programadas. Entre elas está o concurso cultural para a escolha de um selo comemorativo, que recebe inscrições até o dia 4 de março. A programação completa deverá ser divulgada ao longo do ano de 2018.