Mobilidade na gestão: Univates disponibiliza equipamentos a coordenadores

Postado em 14/12/2017 09h58min e atualizado em 14/12/2017 10h05min

Por Nicole Morás

Foi realizada na última terça-feira, 12, a entrega de chromebooks a 25 coordenadores de curso de graduação em mais uma iniciativa voltada à adoção da tecnologia na Univates. A ação faz parte da gestão de infraestrutura e uso do Google Apps for Education como ferramenta de ensino e aprendizagem.

Durante o evento, o reitor, Ney José Lazzari, destacou que a substituição de desktops pelos equipamentos gera economia não apenas em relação ao custo da máquina em si, mas também em relação a diversos sistemas de suporte. “A mobilidade facilita que os equipamentos sejam levados para sala de aula, oportunizando que os alunos aproveitem esse recurso e otimizando o seu uso”, disse ele. Até o momento, a parceria com o Google representa a diminuição de 75% nos custos de armazenamento (e-mail, agenda e Drive), de 75% nos custos com servidores e de 78% nos custos com licença, além da facilidade de uso e a integração das ferramentas do Google.

Nicole Morás

Luis Schneiders destacou que mais importante do que o dispositivo é o sistema que integra diversos serviços e facilidades por meio do Google for Education. “O Núcleo de Tecnologia da Informação tem trabalhado para integrar os sistemas da Instituição ao Google”, ressaltou ele. O gerente de Tecnologia da Informação, Paulo Roberto Mallmann, lembrou que os comunicados institucionais aos alunos estão sendo enviados para o e-mail @universo.univates.br, reforçando a integração entre as áreas administrativa e acadêmica. Ele acrescentou ainda que já são 268 chromebooks no campus, distribuídos em setores administrativos, pedagógicos e também disponíveis para empréstimo aos estudantes na Biblioteca.

Vantagem no uso dos equipamentos

Nicole Morás

Um dos coordenadores a utilizar o Chrome é Leonardo Rosa, do bacharelado em Educação Física. Ele fez parte de um grupo convidado a avaliar o equipamento, após participar de oficinas sobre o sistema e os aplicativos. “Estou no processo desde o início da entrada dos chromebooks na Univates. Vejo que há várias vantagens: a questão da agilidade da máquina, a leveza e o design são muito atraentes, e somado a isso temos a praticidade do sistema e dos aplicativos. Hoje não trabalho com o ambiente virtual, somente com o Classroom. Há tempos não ‘salvo’ documentos e tenho mostrado para os estudantes a forma simples de trabalhar cooperativamente com arquivos, suas edições fáceis etc. Passando o processo de desprendimento dos arquivos salvos na máquina, tudo fica muito mais leve e ágil”, analisa ele. Rosa acredita que com redes wi-fi cada vez mais disponíveis em todos os lugares, os chromebooks são a melhor ferramenta para estar conectado e poder trabalhar e estudar.

Nicole Morás

Outra coordenadora que optou pelo uso do Chrome foi Andrea Horst, do curso de Biomedicina. Ela preferiu o equipamento por ser portátil, mais leve que um notebook, o que torna mais prático seu manuseio. A professora também destaca a agilidade proporcionada pelo sistema do Google. “Hoje, com a plataforma Google, utilizamos diversos aplicativos, o hangouts, por exemplo, que auxilia muito na comunicação mais efetiva e mais rápida entre os diversos setores da Instituição. O Drive, com o compartilhamento de planilhas e dados, permite um trabalho mais dinâmico e mais efetivo entre os professores do curso para desenvolver tarefas que são solicitadas, como, por exemplo, a atualização do projeto pedagógico que ocorreu este ano, que foi realizada em documentos do Google Drive”, exemplifica ela.

No próximo semestre, os coordenadores de cursos técnicos e de pós-graduação stricto sensu também devem participar do treinamento, sendo posteriormente disponibilizado a eles os equipamentos.

Saiba mais: histórico

A parceria com o Google, que iniciou em 2009, trouxe inúmeros benefícios para a comunidade acadêmica. Os alunos contam com e-mail e armazenamento de arquivos ilimitado e eterno, independentemente de terem vínculo ativo ou inativo com a Instituição.

O Google Apps for Education também traz uma proposta de portfólio de ferramentas condizentes com os novos métodos de ensino e de aprendizagem. “A nova sala de aula precisava de uma solução diferente para demandas específicas de uma geração de alunos conectados e multitelas. Dentro das metodologias inovadoras, o Google Apps for Education trouxe um apoio importante para viabilizar atividades adotadas pelos professores, como criação colaborativa, conexão simultânea, compartilhamento de arquivos e mídias”, comenta Schneiders.

Nicole Morás

Além dos resultados em sala de aula, o Google Apps for Education trouxe benefícios para a parte administrativa e de gestão. Em 2008 foi criado o domínio de e-mail específico para os alunos via plataforma Google, o @universo.univates.br, e em 2013 foram criados o login e senha únicos. Em 2015, todas as 2.400 contas corporativas @univates.br foram migradas para a plataforma Google for Education, num processo de migração que totalizou mais de 4TB em e-mails e mais de 13 milhões de mensagens.

A segunda fase do projeto ocorreu em 2016 e teve o foco no uso efetivo das ferramentas do Google Apps for Education na área administrativa. Foram treinadas 200 pessoas de 14 setores em todas as aplicações que estão disponíveis na plataforma (Drive, Documentos, Planilhas, Apresentações), visando a aprofundar o uso dessas ferramentas novas nas rotinas administrativas da Univates.