Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Amanhã inicia a Semana Gastronômica Internacional

Postado em 27/11/2017 16h53min e atualizado em 27/11/2017 17h00min

Por Ana Amélia Ritt

Divulgação

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da Univates promove mais uma edição da Semana Gastronômica Internacional. Desta vez a atividade oferece à comunidade acadêmica e demais interessados pratos típicos de Portugal. Nas cantinas do campus, por exemplo, estarão disponíveis os famosos pastéis de nata. Nos restaurantes poderão ser encontrados demais pratos típicos do país. A Semana Gastronômica Internacional ocorre nos dias 28, 29 e 30 de novembro.

Pastel de nata

O doce tradicional da culinária portuguesa também é chamado de pastel de Belém. Isso porque a história do seu surgimento envolve uma refinaria de cana-de-açúcar, localizada próxima ao Mosteiro dos Jerónimos, em Belém (atualmente bairro de Lisboa).

Conforme o site dos pastéis originais, os conventos e mosteiros portugueses foram fechados no século XIX por consequência da Revolução Liberal. Na época, os monges, numa tentativa de sobrevivência, passam a vender pastéis numa refinaria de cana-de-açúcar.

Apesar do local que fabrica e vende os pastéis de Belém não revelar o segredo da receita, o pastel não é feito de nata (aqui no Brasil chamado de creme de leite). Na verdade, ele carrega a base dos doces conventuais - açúcar, ovos e amêndoas.