Curso de Direito participa de Competição Internacional de Direitos Humanos

Por Nicole Morás

Andrea Haetinger dos Santos e Aline Becker Delwing

Divulgação

Um dos princípios que norteia o curso de Direito da Univates são os Direitos Humanos, abordado nas disciplinas, em projetos de extensão e eventos. E é justamente com esta temática que as estudantes Aline Becker Delwing e Andrea Haetinger dos Santos, acompanhadas de sua treinadora e professora do curso de Direito, Ma. Fernanda Marders, participaram de um evento na Universidad Nacional de Cuyo, na Argentina: Competencia Internacional de Derechos Humanos. O vice-coordenador Júnior Willig também participou do evento como juiz.

As estudantes representaram a Instituição após terem conquistado o segundo lugar na I Competição Univates de Direitos Humanos em junho. “Desde o lançamento da competição interna da Univates, todos os participantes sabiam que teriam um grande desafio e um enorme período de estudo e dedicação. Foram meses de estudo, pesquisa, discussão, oficinas, oratória e técnicas de apresentação para, ao final, obtermos um resultado extremamente gratificante”, afirmam elas.

Para a segunda competição, na Argentina, os preparativos foram intensificados, inclusive com simulações entre professores e alunos, uma vez que se tratava de um desafio maior. “Participamos de dois confrontos, os quais nos exigiram muito conhecimento técnico e jurisprudencial, tornando-nos conscientes de que, para um evento desse porte, deve-se ter muita preparação, pois os oponentes de diversos países são de altíssima capacidade e com amplo conhecimento do Sistema Interamericano de Direitos Humanos”, avaliam as estudantes em relação ao desafio.

Aline e Andrea destacam a relevância de um aprendizado desse porte para acadêmicos do curso de Direito. Os vencedores da I Competição Univates de Direitos Humanos, Vinícius Christ e Cristian Weber, representarão a Instituição na 23ª edição da Competição de Julgamento Simulado do Sistema Interamericano de Direitos Humanos na American University Washington College of Law (Washington, Estados Unidos) em maio de 2018.

Professor Júnior (sentado à direita) atuou como juiz na competição

Divulgação

O vice-coordenador Júnior Willig também participou do evento como juiz.

Inscrições abertas

O curso de Direito é uma das opções do Vestibular Univates. As inscrições já estão abertas e podem ser realizadas em www.univates.br/vestibular. A prova será aplicada no campus de Lajeado no dia 26 de novembro, um domingo, das 13h30min às 18h30min, sendo possível também o ingresso com a nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Mais informações podem ser obtidas pelo 0800 7 07 08 09.