Professora do CCHS defende tese sobre o registro docente na Educação Infantil

Por Nicole Morás

Cláudia Horn é docente do curso de Pedagogia

Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de problematizar as práticas de registro docente sobre as aprendizagens das crianças na Educação Infantil, especialmente as conhecidas como documentação pedagógica, a professora Cláudia Horn, vinculada ao curso de Pedagogia da Univates, desenvolveu a  tese “Documentação pedagógica: a produção da criança protagonista e do professor designer”.

A análise foi realizada a partir de aportes teórico-metodológicos de Michel Foucault e seus comentadores e foram observadas as tecnologias e estratégias de poder, tanto em relação à condução da conduta dos outros (o governo dos outros) quanto em termos de condução da conduta de si mesmo. “A investigação procurou compreender como as práticas de registro da documentação pedagógica operam enquanto tecnologia de governamento da infância, produzindo modos muito particulares de ser sujeito infantil na escola contemporânea”, explica a docente.

Os referenciais italianos de fundamentação teórico-metodológica e exemplares de  documentação pedagógica elaborados por professores de escolas de Educação Infantil do interior do Rio Grande do Sul mostraram deslocamentos nas práticas de registro docente, cada vez mais sistemáticas, refinadas, pontilhistas e eficientes, capturando as minúcias das ações infantis na escola.

Na avaliação de Cláudia, esses deslocamentos estão relacionados com as transformações da infância contemporânea, das pedagogias da infância, bem como da instituição escolar de Educação Infantil, articuladas com as transformações de uma sociedade com ênfase nas disciplinas que se desloca para uma sociedade com ênfase no controle. “Foi possível concluir que as práticas de registro da documentação pedagógica contribuem para certo tipo de estetização da infância e para a fabricação de uma docência design, uma vez que fortalecem a centralidade dos processos educacionais na criança protagonista e esmaecem a função docente em relação ao ensino, produzindo outros modos de ser docente na Educação Infantil”, finaliza ela.

A tese foi apresentada no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos) e avaliada pelos os doutores Maria de Fátima Pereira, da Universidade do Porto (UPorto), de Portugal; Walter Omar Kohan, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj); Maria Cláudia Dal’Igna e Maura Corcini Lopes, ambas da Unisinos. O trabalho foi orientado pela doutora Elí Terezinha Henn Fabris.