Univates participou de jornada internacional sobre energias renováveis

Postado em 22/09/2017 09h13min

Por -

RIO DE JANEIRO - A sustentabilidade, aliada à inovação de condutas, processos e produtos, deverá se tornar o princípio básico de todo e qualquer desenvolvimento da sociedade contemporânea. Nessa perspectiva, o debate sobre o biogás é relevante no atual cenário brasileiro, uma vez que ele representa uma fonte de energia renovável e sustentável, que pode aliar várias soluções para problemas socioambientais. Com uma das áreas prioritárias de pesquisa voltada justamente para energias renováveis, entre elas o biogás, a Universidade do Vale do Taquari - Univates e o Parque Científico e Tecnológico do Vale do Taquari (Tecnovates) estiveram representados pelo professor Odorico Konrad na II Jornada Internacional de Energias Renováveis, Sustentabilidade e Inovação, promovida pelo Instituto Federal Fluminense (IFFluminense) Itaperuna no dia 20 de setembro, que enfatizou o debate sobre o tema "Biogás: desafios e oportunidades" em três painéis.

Konrad, a convite da Associação Brasileira de Biogás e Metano (ABBM), participou do painel sobre Sustentabilidade e Projetos de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação. Em sua fala, Konrad destacou o papel das universidades na promoção do conhecimento e no desenvolvimento de pesquisas e inovação que estejam alinhadas a demandas ou anseios da sociedade. “Tratar resíduos orgânicos e ampliar a oferta de energia renovável são dois desafios do nosso tempo que podem ser absorvidos pelo desenvolvimento da cadeia do biogás”, afirma o professor.

O evento ocorreu no Parque Acadêmico Industrial do IFFluminense de Itaperuna – RJ e contou com a explanação de professores do IF, da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e da Univates, além de profissionais representantes de instituições e empresas que atuam na área.