Dois PPGs da Univates conquistam nota 5 em avaliação da Capes

Postado em 21/09/2017 09h35min

Por Nicole Morás

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Ensino Superior (Capes) anunciou na última quarta-feira, 20, o resultado da avaliação quadrienal dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) brasileiros, na qual atribuiu nota 5 a dois PPGs da Universidade do Vale do Taquari - Univates. Receberam a nota os PPG em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD) e em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE). Além disso, o Mestrado em Ensino e o Mestrado em Biotecnologia passaram para nota 4, pois recentemente aprovaram o doutorado nas respectivas áreas.

De acordo com a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, doutora Maria Madalena Dullius, a nota 5 significa excelência em nível nacional a partir de avaliação realizada em relação à produção científica do corpo docente e discente, à estrutura curricular do curso, à infraestrutura de pesquisa da instituição, dentre outros fatores. “Esse resultado demonstra a qualidade dos nossos programas, a consolidação das pesquisas e o comprometimento dos docentes e discentes, pois receber estas notas, após criteriosa avaliação da Capes, com certeza não é algo fácil de ser alcançado. Para programas que só possuem mestrado, como é o caso do PPGECE, 5 é a nota máxima”, destaca Madalena.

A pró-reitora avalia ainda que essas notas, por um lado, colocam a Univates no compromisso de manter essa qualidade e buscar diferenciais para os programas, como, por exemplo, a internacionalização. “Por outro lado nos abrem outras possibilidades, como participar de editais de pesquisa específicos para programas com nota 5 ou superior e oferecer Mestrado Interinstitucional (Minter) e Doutorado Interinstitucional (Dinter), que são modalidades de oferta de cursos fora da sede”, explica ela.

Nesta avaliação o PPG em Sistemas Ambientais Sustentáveis não foi avaliado ainda, pois iniciou suas atividades recentemente. Mais informações sobre os Programas de Pós-Graduação da Univates podem ser obtidas no site univates.br/posgraduacao.

PPGs recebem inscrições

PPGAD - O Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD), da área de Ciências Ambientais, tem por objetivo promover visão integrada da questão ambiental, em suas perspectivas históricas, econômicas, sociais e ecológicas, por meio do desenvolvimento e aplicação de tecnologias e metodologias voltadas à solução de problemas regionais ligados à área ambiental. As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas até 29 de setembro em www.univates.br/ppgad.

PPGSAS - O Mestrado em Sistemas Ambientais Sustentáveis da Univates pretende formar profissionais qualificados capazes de gerar, disseminar e aplicar conhecimento científico, tecnológico e legal nas áreas de Tutela Jurídica Ambiental e Sustentabilidade da Cadeia Produtiva. O processo seletivo recebe inscrições até o dia 29 de setembro em www.univates.br/ppgsas.

PPGBiotec - Por meio das áreas de concentração Biotecnologia Agroalimentar e Biotecnologia em Saúde, o PPGBiotec tem como objetivo formar recursos humanos qualificados, capazes de gerar e disseminar conhecimentos científicos e tecnológicos voltados à Biotecnologia nas áreas de produção de alimentos e saúde humana e animal, com uma visão integrada das perspectivas socioambientais e econômicas. Os processos seletivos para o mestrado e para o doutorado recebem inscrições até 13 de novembro. Saiba mais em univates.br/ppgbiotec.

Texto: Nicole Morás
Fotos: Nicole Morás

O PPG em Ambiente e Desenvolvimento foi um dos programas a receber a nota máxima.

Tuane Eggers