Quinta é dia de feira na Univates

Postado em 14/09/2017 11h11min

Por Ana Amélia Ritt

A partir do dia 5 de outubro a Univates recebe a Feira Regional de Agricultores Familiares Agroecologistas. A atividade ocorrerá na primeira e na terceira quinta-feira de cada mês, das 17h às 20h, no campus de Lajeado. Na oportunidade poderão ser adquiridos produtos orgânicos, de origem conhecida e com qualidade comprovada por Organismos de Avaliação de Conformidade (OAC).

A primeira edição do evento ocorre entre os Prédios 3 e 7 da Instituição e conta com a participação do Grupo dos Agricultores Ecologistas de Forqueta, da  Organização de Controle Social (OCS) Defensores da Natureza, da OCS Orgânicos do Vale e do Grupo Ecológico Mãos na Terra. No mês de outubro poderão ser encontrados pepino, morango, alface, rúcula, couve, couve-flor, repolho, brócolis,  beterraba, espinafre, agrião, alho poró, temperos e chás.

Conforme um dos idealizadores da ideia, professor Marlon Dalmoro, a agroecologia é um modelo de produção de alimentos mais sustentável, porém, por ter particularidades em relação à agricultura convencional (como a produção em menor escala), os produtos agroecológicos encontram barreiras para chegar aos consumidores por meio de canais de venda tradicionais, o que torna as feiras de produtos ecológicos uma boa opção. “A universidade pode contribuir por dispor de espaço físico, profissionais com conhecimento sobre agroecologia e alunos e funcionários conscientes dos benefícios que os produtos agroecológicos proporcionam para a saúde e para a meio ambiente”, afirma ao destacar que a realização da Feira na Univates facilita a troca de técnicas e incentiva as produções sustentáveis.

O evento é realizado pela Diretoria de Inovação e Sustentabilidade (Dins) da Univates e possui o apoio da Articulação de Agroecologia do Vale do Taquari (Aavt). Conforme a bióloga da Dins, Cátia Viviane Gonçalves, a ideia surgiu em maio, quando em um evento interno foi oferecida uma oficina de hortas urbanas integrada a um piquenique. “A participação da comunidade externa e de alunos foi além das expectativas. Naquele momento fomos provocados com a possibilidade de fazermos uma feira regular no campus”, lembra Cátia, contando que reuniões são realizadas desde maio com produtores, consumidores e Emater.

Mais informações pelo e-mail quintatemfeira@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt

Tuane Eggers