O campus em realidade aumentada

Postado em 13/09/2017 12h

Por Artur Dullius

Na edição anterior da Revista Univates já tínhamos alertado para a chegada de novas tecnologias ao dia a dia do ser humano. E elas já começam a invadir nossa Instituição. A partir de agora é possível visualizar o campus da Univates de outra forma: por meio da realidade aumentada. Com o auxílio da tecnologia e apenas alguns cliques temos acesso a espaços como o Teatro Univates, ao Parque Científico e Tecnológico (Tecnovates) e o laguinho.

O projeto foi executado pela empresa RA Brasil, de Londrina/PR, e apresenta diferentes funcionalidades. Inicialmente são dois marcadores disponibilizados pela Instituição. Eles permitem a visualização de prédios em formato 3D e a observação em giro de 360° nos ambientes internos. Uma real possibilidade de imergir em ambientes sem dar um passo sequer.

Acessando o mapa virtual da Univates, você pode, por exemplo, conhecer a estrutura do Tecnovates, entrar nos diversos ambientes da Biblioteca e até acompanhar uma cerimônia de formatura. Além disso, buscando divulgar o espaço do Museu de Ciências da Univates, que apresenta diversas atrações à comunidade, o outro marcador leva ao surgimento de uma coruja-buraqueira, animal frequentemente encontrado no estado.

Com isso, a Univates se mantém cada vez mais inserida no contexto tecnológico, proporcionando novas formas de interação do estudante com a estrutura da Instituição. O acesso pode ser feito por meio do aplicativo RA Univates, disponível para os sistemas operacionais IOS e Android de tablets e smartphones.

Passo a passo
- Faça o download do aplicativo em univates.br/aplicativos e acesse os marcadores.
- Aponte seu aparelho para os marcadores e veja os conteúdos em realidade aumentada.
- Toque nos ícones para visualizar conteúdos em 3D ou assistir aos vídeos em 360°.

Esta matéria faz parte da edição nº 5 da Revista Univates. Confira a versão digital aqui.

Texto: Artur Dullius

Artur Dullius