Lajeado 2040 é tema de seminário da Univates

Postado em 06/09/2017 13h20min

Por Ana Amélia Ritt

A fim de ilustrar a diversidade de demandas existentes na sociedade e embasar as atividades no Plano Diretor atualmente em curso, o curso de Arquitetura e Urbanismo da Univates, em parceria com a Prefeitura de Lajeado, realiza o Seminário Lajeado 2040: Estratégias para o Desenvolvimento Urbano. O evento ocorre nesta quarta-feira, dia 6, e apresenta pesquisas e projetos de extensão dos professores da Instituição, bem como de profissionais externos renomados.

A manhã iniciou com conversas sobre Cultura, paisagem e história. Em sua fala, o professor e coordenador do curso de Design da Univates, Rodrigo Brod, destacou a relação entre identidade e lugar, associando-os às lembranças históricas e à questão de pertencimento. Com embasamento em pensamentos teóricos, Brod trouxe o conceito de lugar como local onde são constituídos laços afetivos e acentuou o pensar dessa concepção, apesar de subjetiva, no exercício de projeção. A professora da Uniritter Luciana Fonseca também ressaltou a importância do “olhar do outro” na elaboração de um projeto, principalmente em locais históricos e culturais. “Como projetar para o inesperado?”, indagou. Quem também palestrou sobre o assunto foram os professores da Univates Augusto Alves e Neli Galarce Machado.

A Economia e o Desenvolvimento Urbano também foram tema do Seminário nesta manhã. Quem participa do momento são representantes do Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat), do Instituto Matriz, da Univates e do Tecnovates.

À tarde o evento segue no auditório do Prédio 11 com uma conversa sobre Meio Ambiente e Gestão de Riscos e sobre Urbanização e Instrumentos de Planejamento.
Mais informações em planodiretorlajeado@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt

Durante o Seminário Lajeado 2040 o professor Rodrigo Brod destacou a relação entre identidade e lugar.