IV Jornada Acadêmica de Biomedicina segue até quinta-feira

Postado em 29/08/2017 20h36min

Por Leonardo Seibel/Nicole Morás

A palestra “Genotoxicidade: tópicos em teratogênese”, ministrada pelo Dr. André Anjos da Silva, deu início à  IV Jornada Acadêmica de Biomedicina nesta terça-feira, 29, no auditório do Prédio 11. O evento ocorreu concomitante ao X Ciclo de Palestras do Curso de Biomedicina - que teve início em maio e segue até novembro.

Dos Anjos abordou a genotoxicidade, ou seja, a interação de genotóxicos com o DNA que causam mutações. Ele abordou especialmente o caso de teratogênese, que ocorrem quando essas mutações causam danos ao feto. “Antigamente acreditava-se que a placenta isolava o feto de qualquer interação, como se ela fosse realmente uma barreira. Mas casos de focomelia, como se chamava na época a doença que ocasiona má formação de membros, a partir da ingestão de Talidomida mostraram que a placenta não era intransponível”, citou dos Anjos com exemplo.

A jornada tem como objetivo propiciar a troca de conhecimentos e experiências por meio de trabalhos de pesquisa e extensão, além de diversas oficinas de atuação profissional. A programação segue nesta quarta-feira, 30, com a realização de minicursos nas áreas de Estética e Cosmética, Biomedicina e Radiologia. Na ocasião, serão abordados temas referentes a perícia criminal, diagnóstico molecular de doenças, atuação do biomédico na radiologia digital, imuno-histoquímica e avaliação da composição corporal: adipometria e bioimpedância elétrica.

Por fim, no dia 31, a Jornada oferece a oficina “Coleta de sangue”, a partir das 13h30min, no Laboratório de Análises Clínicas. Às 17h iniciam-se as apresentações dos trabalhos selecionados de alunos dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde, (CCBS), no auditório do Prédio 11. Em seguida, a mesa-redonda “Como proteger suas criações contra plágio e uso não autorizado” marca o encerramento das atividades.

A programação completa pode ser conferida clicando aqui. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail jornadabiomedicina@univates.br.

Texto: Leonardo Seibel/Nicole Morás

Nicole Morás