Curso de Medicina da Univates é reconhecido pelo MEC

Postado em 29/08/2017 16h30min

Por Nicole Morás

Com atividades iniciadas no primeiro semestre de 2014, o curso de Medicina da Universidade do Vale do Taquari - Univates foi submetido, em março deste ano, a uma avaliação in loco, tendo alcançado, em uma escala de 1 a 5, o conceito 4, que indica ter diferencial de qualidade. Na sequência, o curso foi encaminhado para parecer do Conselho Nacional de Saúde (CNS) e posterior análise final da Secretaria de Regulação e Supervisão da Educação Superior (Seres). Na última quinta-feira, 24, de acordo com a Portaria MEC nº 938, o curso foi legalmente reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC).

De acordo com a procuradora institucional da Univates, Iranice S. Theves Heisser, o reconhecimento é condição necessária para a validade nacional dos diplomas emitidos pela Instituição. “Isso significa a consolidação do curso de Medicina e autorização definitiva do MEC para ele funcionar, pois cumpre os padrões exigidos”, explica ela.

O coordenador do curso, professor Luiz Fernando Kehl, declara que o reconhecimento confirma a qualidade do curso, já destacada na avaliação in loco, e que o objetivo daqui para frente é mantê-la. “Vale destacar que 67% dos cursos de Medicina do Brasil receberam nota satisfatória (4 e 5) e a Univates está nesse grupo”, frisa ele. Kehl acrescenta ainda que o reconhecimento é resultado do esforço coletivo da Univates, representada pela Reitoria, corpo docente, estudantes e funcionários, agregados à representatividade da comunidade externa.

Iranice explica que o reconhecimento é solicitado pela instituição de ensino quando o curso de graduação tiver completado entre 50% e 65% de sua carga horária total (e antes de completar 75%).

Saiba mais
O curso de Medicina da Univates qualifica o diplomado como um profissional com formação generalista, humanista e capaz de atuar no processo saúde-doença em diferentes níveis de atenção, com senso de responsabilidade social e compromisso com a cidadania. O diplomado em Medicina atuará na promoção, prevenção , recuperação e reabilitação e saúde.

Os hospitais conveniados (Hospital Bruno Born, Hospital Estrela, Hospital São José e Hospital Independência) contam com médicos experientes e capazes de contribuir de maneira diferenciada para a consolidação do processo formativo. A inserção do aluno nas Unidades Básicas de Atendimento dá condição ao desenvolvimento de atividades assistenciais e promotoras de saúde ao longo de todo o curso.

O Centro Clínico Univates, serviço próprio inaugurado em março de 2016, permite atendimento secundário aos pacientes oriundos do Sistema Único de Saúde (SUS). As especialidades médicas ofertadas seguem o desenho curricular do curso de Medicina e propiciam, pelo atendimento concomitante dos docentes, uma sólida formação na área clínica, complementando as necessidades dos pacientes da rede de saúde pública regional.

O curso de Medicina da Univates teve início em abril de 2014 e, anualmente, são oferecidas 50 vagas, preenchidas mediante seleção por meio da nota do Exame Nacional do Ensino Médio.

Texto: Nicole Morás

Nicole Morás