Debate abre o Mapa da Cidade

Postado em 24/08/2017 13h41min

Por -

O primeiro debate do projeto Mapa da Cidade, feito a partir da parceria entre o A Hora e a União das Associações de Moradores dos Bairros de Lajeado (Uambla), ocorreu ontem com moradores dos bairros Conventos e Bom Pastor. A iniciativa também conta com o apoio da Univates, além de patrocinadores diversos.

Esses encontros têm como propósito abordar proposições para levar mais qualidade de vida à população. Não se trata apenas de expor críticas e reclamações, mas encontrar formas de resolver impasses e dificuldades.

Junto com as reuniões e com o envolvimento comunitário, o A Hora também produzirá ao longo dos próximos meses um caderno sobre a cidade. Mas o projeto é mais do que isso. Haverá eventos de integração em cada um dos 13 núcleos do município, em uma proposta de reunir os moradores, educadores, órgãos de segurança, além de representantes dos poderes públicos. "Não se trata apenas de expor críticas e reclamações, mas encontrar formas de resolver impasses e dificuldades.”

O projeto nasceu da necessidade de produzir conteúdo jornalístico autêntico e local. De contar boas histórias, abordar temas relacionados à vida da população, como uma forma de estabelecer conexões com a comunidade.

Visto que a imersão tecnológica interfere no mercado jornalístico e até na práxis, determinar espaços para produções de cunho hiperlocal significa marcar território. Por esse motivo surgiu o Mapa da Cidade.

Na publicação mensal, que inicia em setembro, será apresentado um retrato do dia a dia. Os eventos locais, os espaços de lazer, as escolas, as ruas, os postos de saúde, a insegurança, os personagens singulares, os líderes anônimos. Tudo será matéria-prima para o caderno. O A Hora pretende dar luz ao cotidiano comunitário, servir de canal entre moradores e poder público, ecoando os pedidos e as reivindicações muitas vezes engavetadas ou delegadas a segundo plano.

O Mapa da Cidade também terá uma plataforma digital, por meio da qual as pessoas terão a chance de auxiliar no trabalho. Vídeos, galerias de fotos e enquetes ampliarão o espectro do conteúdo no portal. O jornal quer se tornar referência aos moradores dos bairros, tornando-se um parceiro constante. Prestar serviço à população e expor as causas e fatos relevantes dos bairros. Enfim, ao lado dos parceiros, o A Hora quer estabelecer uma troca permanente de ideias, discussões e temas capazes de contribuir para melhorar a vida de quem vive em Lajeado.

Fonte: Jornal A Hora

Anderson Lopes