Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Sábado para estudar na Biblioteca Univates

Postado em 17/08/2017 13h47min

Por -

A Biblioteca Univates, que tem como finalidade básica prestar apoio, na sua área de abrangência, às comunidades universitária e em geral, disponibilizando conhecimento para a Universidade e oferecendo um ambiente adequado para os estudos e pesquisas, desde 2014 ampliou seu horário de atendimento aos sábados para permitir que a comunidade acadêmica usufrua esse espaço. No primeiro semestre de 2017, a média de visitantes aos sábados à tarde foi de 46 usuários, que aproveitaram as salas de estudos em grupo ou os espaços para trabalho individual para estudar para provas, fazer trabalhos acadêmicos e pesquisar.
 
Fabiana Bigatto, por exemplo, é estudante de Direito e frequenta a Biblioteca em sábados à tarde e domingos sempre que pode. “A infraestrutura é excelente e há bastante material”, avalia ela, que utiliza o espaço há cerca de dois anos para realizar pesquisa e trabalhos de aula. Para a acadêmica, o ambiente silencioso ajuda a escrever, pois ela consegue se focar mais. “Em casa não consigo me desvincular de o que está acontecendo,ou de o que há por fazer”, afirma ela, que mora em Lajeado e é natural de Santa Maria.
 
Além do acervo, as salas de estudos individuais e/ou em grupos são bastante procuradas pelos estudantes. Quem utiliza esses locais são os acadêmicos do segundo semestre de Medicina Amanda Nonnenmacher e Tiago Garcia. “Geralmente viemos nos finais de semana, inclusive quando a Biblioteca abre aos domingos. Estudando aqui há menos distração e muitos livros que podemos consultar conforme precisamos”, afirmam eles, que são de Santa Clara do Sul e de Goiás, respectivamente.
 
O dia que registrou recorde de acessos durante o semestre foi o sábado do dia 24 de junho, quando 71 estudantes estiveram no local. A gerente da Biblioteca Univates, Ana Paula Lisboa Monteiro, analisa que a data coincide com o final do semestre, quando geralmente os alunos têm mais provas e trabalhos. “Percebemos que o espaço tem sido cada vez mais procurado, inclusive nos domingos em que a Biblioteca abre à tarde”, afirma ela. Neste mês, a Biblioteca prestará atendimento ao público no domingo do dia 20, das 14h às 18h. 
 
Para acessar a Biblioteca Univates, os usuários devem portar o Cartão Institucional. A comunidade externa pode retirar materiais, usufruir o espaço e outros serviços da Instituição por meio do Programa Univates & Você. Para se associar, é necessário efetuar cadastro pelo site www.univates.br/univatesevoce, aceitar os termos de uso e realizar o pagamento. Diplomados após um ano da formatura recebem 50% de desconto (no primeiro ano, todos os acessos são gratuitos aos diplomados).
 
Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail biblioteca@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5981.
 
Biblioteca aberta também no domingo
Um vez por mês, a Biblioteca Univates abre nos domingos à tarde. A data é divulgada no calendário de eventos da Instituição e em www.facebook.com/biblioteca.univates.
 
Texto e fotos: Nicole Morás

Nicole Morás

 Fabiana Bigatto é estudante de Direito.

Nicole Morás

Acadêmicos do segundo semestre de Medicina, Amanda Nonnenmacher e Tiago Garcia.

Nicole Morás

Nicole Morás

Notícias Relacionadas