Taxa de mortes por suicídio no RS é uma das maiores do País

Postado em 14/08/2017 13h59min

Por Artur Dullius

A cada 100 mil habitantes, 10,14 morreram por suicídio no Rio Grande do Sul em 2015. Esse número é quase o dobro da média nacional, que é de 5,4. No total, são cerca de mil óbitos por suicídio a cada ano no Estado. Esses e outros dados foram apresentados na manhã desta segunda-feira, dia 14, no auditório do Prédio 7 da da Univates, durante a II Jornada de Psicologia.

A programação iniciou às 9h, tendo como tema a contextualização dos cenários frente ao suicídio na região e no Estado. Na ocasião, a integrante da Coordenadoria de Saúde Mental, Álcool e outras Drogas da Secretaria Estadual da Saúde do Rio Grande do Sul, Nathalia Fattah, apresentou dados sobre o suicídio em diversos âmbitos.

Segundo ela, cerca de 800 mil pessoas morrem todos os anos por suicídio, o que representa uma morte a cada 40 segundos. Além disso, Nathalia lembrou também que essa é a segunda maior causa de morte entre jovens de 15 a 29 anos. No entanto, garante que o maior número de casos ocorre entre as pessoas com mais de 70 anos, chegando a 22,81 suicídios a cada 100 mil habitantes no RS.

Com base nos dados computados pelo Sistema de Informação sobre Mortalidade (SIM), Nathalia trouxe os números do cenário regional, alertando para os casos registrados no Vale em 2015. O destaque fica com os municípios de Lajeado e Arroio do Meio, que registraram nove casos cada um. Além de Nathália, também participaram do debate a coordenadora de Saúde Mental da 16ª Coordenadoria Regional de Saúde, Ariane Jacques Arenhart e Andréa Volkmer, representando o núcleo de Vigilância e Violência - CEVS, da Secretaria Estadual de Saúde.

Saiba mais
A II Jornada de Psicologia busca contextualizar os cenários frente ao suicídio na região do Vale do Taquari e no Estado, além de discutir e problematizar situações de risco e práticas de cuidado. O evento, que segue até esta terça-feira, dia 15, é gratuito e voltado a estudantes e profissionais da área.

Mais informações sobre o evento, assim como o nome dos palestrantes e a programação completa, podem ser conferidas pelo site univates.br/eventos ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5077.

Texto: Artur Dullius

Artur Dullius

Evento é gratuito e voltado a estudantes e profissionais da área