Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

PPGECE realiza evento comemorativo aos seus 10 anos

Postado em 21/07/2017 17h39min

Por Nicole Morás

Em comemoração aos seus dez anos de atividades, o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) da Univates promove uma programação com palestras e roda de conversa nesta sexta-feira e sábado, dias 21 e 22. O evento de abertura contou com a participação da reitoria da Instituição e com a palestra “Importância dos mestrados profissionais e do Ensino em Ciências Exatas”, proferida pelo doutor Marco Antonio Moreira, um dos principais pesquisadores no ensino de Física e de teorias de aprendizagem.

A pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius, afirmou que foram pesquisas isoladas realizadas na área de Ciências Exatas da Instituição que deram origem ao PPGECE, que foi o segundo programa de pós-graduação da Univates. “Os dez anos do PPG representam um retorno do nosso investimento em pesquisa e na geração de conhecimento e, com certeza, é um fator que contribui para o nosso processo de transformação em universidade”, disse ela, referindo-se ao processo que tramita no Ministério da Educação aguardando emissão de parecer final.

A coordenadora do PPGECE e da comissão organizadora do evento comemorativo aos dez anos do mestrado profissionalizante, professora Marli Teresinha Quartieri, destacou a abrangência do curso, que conta com discentes e diplomados de 17 estados brasileiros. “Isso demonstra a credibilidade do programa e que integramos diferentes saberes e práticas. Também proporcionamos a intervenção pedagógica como prática de pesquisa aplicada e, assim, incentivamos a reflexão sobre formação de docentes e processos de ensino e aprendizagem”, afirmou. E agradeceu aos técnico-administrativos que atuam na secretaria do PPG, aos professores, mestrandos e diplomados que participaram da trajetória.

Na palestra que proferiu, o doutor Marco Antonio Moreira, que realizou a primeira aula inaugural do PPGECE em 2007, falou sobre o contexto dos mestrados profissionais. Segundo Moreira, há falta de articulação entre os diferentes níveis de ensino e a produção científica do país é muito voltada a publicações científicas. “O foco tem sido no número de papers publicados, não no ensino da ciência. Os mestrados acadêmicos têm se dedicado à pesquisa de base, que produz conhecimento, mas não resolve problemas. Os mestrados profissionais, por sua vez, realizam pesquisa aplicada e disponibilizam esse conhecimento”, afirmou, referindo-se, por exemplo, aos produtos educacionais disponíveis no site do PPGECE.

A programação comemorativa aos dez anos do PPGECE seguiu às 19h, também no auditório do Prédio 9, com a professora Dra. Maira Ferreira falando sobre “Formação de professores para o ensino de Ciências e Matemática”. No sábado, dia 22, às 8h30min, diplomados do mestrado participaram de uma mesa-redonda, momento seguido de coquetel, na sala 102 do Prédio 2.

Saiba mais
Inicialmente regular, o programa também começou a oferecer o regime modular em 2011. A possibilidade fez com que estudantes de outros estados pudessem integrar o PPGECE, já que as aulas passaram a ser oferecidas em três semanas de janeiro e três de julho. Para se ter uma ideia, dos atuais 38 alunos matriculados, 27 são de fora do estado.

Inscrições abertas
O Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE), com as linhas de pesquisa em Epistemologia da prática pedagógica no ensino de Ciências e Matemática e em Tecnologias, metodologias e recursos didáticos para o ensino de Ciências e Matemática, pretende formar profissionais multidisciplinares e que busquem inovar as práticas pedagógicas por meio de tecnologias e novos olhares sobre a educação. Há 22 vagas para o mestrado. O edital pode ser conferido aqui.

Mais informações sobre o PPGECE podem ser obtidas em www.univates.br/ppgece ou pelo e-mail ppgece@univates.br.

Texto: Nicole Morás

Coordenadora do PPGECE, Marli Teresinha Quartieri

Nicole Morás

Nicole Morás

Roda com diplomados ocorreu no sábado

Bruna Laís Alves

Pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, professora Maria Madalena Dullius

Nicole Morás

Roda com diplomados ocorreu no sábado

Bruna Laís Alves

Roda com diplomados ocorreu no sábado

Bruna Laís Alves

Roda com diplomados ocorreu no sábado

Bruna Laís Alves

Nicole Morás

Marco Antonio Moreira proferiu palestra na tarde desta sexta-feira

Nicole Morás

Notícias Relacionadas