Alunos e professores de pós-graduação participam de momento de integração

Postado em 19/07/2017 11h02min

Por Ana Amélia Ritt

A noite fria da última terça-feira, dia 18, misturou culturas e compartilhou tradições. Estudantes e professores dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) da Univates tiveram um momento de integração na Sede Social da Instituição. Além do jantar, os convidados puderam experimentar o típico chimarrão e assistir à apresentação de dança de integrantes do CTG Tropilha Farrapa, de Lajeado.

“Percebemos a dimensão do Brasil quando viajamos três mil quilômetros para estudar”, relata Cristiane Saboia Barros, estudante do Programa de Pós-Graduação em Ambiente e Desenvolvimento (PPGAD). A doutoranda é do Ceará e conheceu a Univates por meio de indicação de outros professores do Instituto Federal em que trabalha. Sobre a experiência, Cristiane destaca a diferença cultural do país relacionando a um intercâmbio. “Sou apaixonada pela Univates, parece que tudo converge para a Instituição. Acho fantástico o papel que ela tem com a comunidade, porque essa é uma das principais funções da universidade”, relata ao mencionar participações da Instituição, como no Conselho de Desenvolvimento do Vale do Taquari (Codevat).

Para a pró-reitora de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação, Maria Madalena Dullius, o momento informal e descontraído buscou a socialização entre os integrantes dos PPGs e também entre os estados. “A maioria dos estudantes não é do Rio Grande do Sul e essa é uma forma de apresentar a cultura gaúcha para outras regiões”, afirma, destacando a importância da troca cultural.

Inscrições abertas

Os processos seletivos para o Programa de Pós-Graduação em Ensino (PPGEnsino) e o Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências Exatas (PPGECE) estão abertos. As inscrições podem ser realizadas em www.univates.br/ppgensino/processo-seletivo e www.univates.br/ppgece/processo-seletivo, respectivamente.

Além desses, a Univates oferece mais três opções de PPGs, ligados às áreas de Biotecnologia, Sistemas Ambientais Sustentáveis e Ambiente e Desenvolvimento. Mais informações em www.univates.br/posgraduacao, pelo e-mail ppgensino@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5618.

Texto: Ana Amélia Ritt

Ana Amélia Ritt

Cristiane Saboia Barros é doutoranda do PPGAD.

Ana Amélia Ritt

Alunos e professores de pós-graduação participam de momento de integraçãoAlunos e professores de pós-graduação participaram de momento de integração

Ana Amélia Ritt

Presentes dançaram junto com os integrantes do CTG.

Alunos e professores de pós-graduação participam de momento de integração