Gastronomia da Univates realizou Jantar Sabores do Inverno

Postado em 10/07/2017 08h25min

Por Assessoria de Imprensa APAE

O sábado, 8, teve clima de inverno, sabor e solidariedade. Ao todo, 24 alunos do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia da Univates sob a coordenação da professora Nassara Ellwanger realizaram o Jantar Sabores de Inverno no restaurante Flamboyant em benefício à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE). No total foram vendidos 108 jantares.

A APAE agradece a coordenadora do curso Natalie Knoor Valadão e a professora Nassara pela realização do evento.  “A noite pode ser definida como um grande presente para APAE de Lajeado. Os alunos e professora testaram receitas, construíram sabores, harmonizaram temperos e elaboraram um menu diferenciado. Eles executam este menu com talento, motivação, trabalho em equipe  e uma  pitada generosa de amor ao próximo”, destaca a diretora da APAE Ana Paula Müller.

Segundo a diretora, mais uma vez a APAE de Lajeado foi surpreendida pela iniciativa voluntária da Univates, através da disciplina de Gestão de Eventos e Etiqueta, que construiu juntamente com os alunos o projeto de um evento beneficente para o final deste semestre. “Todos soubemos que para se organizar um evento beneficente são necessários parceiros e apoiadores da comunidade. Porém, quando reunimos nomes de credibilidade como a Univates e APAE, as portas se abrem e os apoiadores nos comovem com a sua imensa generosidade, assim como os nossos convidados, que com a sua participação, fortalecem as ações da entidade”, agradece a diretora.

A diretoria da APAE de Lajeado auxiliou na venda dos convites. Os alunos da instituição também estiveram envolvidos com o evento, preparando lembrancinhas e parte da decoração.

Grande parceira - Univates
Conforme a professora Nassara, a disciplina teve como objetivo aproximar a teoria e a prática de eventos e etiqueta, surgindo assim à ideia de fazer uma parceria. “Como não podemos visar lucro e sim aprendizado, nada melhor do que convidarmos uma entidade para ser nossa parceria”, diz a professora.

Segundo ela, essa e a oportunidade perfeita de os acadêmicos terem a experiência da organização e execução de um evento, podendo também colaborar com uma causa, tendo em vista o lindo trabalho que a APAE realiza em Lajeado.

A professora salienta que fatores como quantidade de alimentos por comensal, agilidade no serviço, pensar local, estrutura necessária, decoração, busca de apoiadores, melhor data, música, divulgação, convites, sazonalidade de ingredientes, custos, entre outros, foram pensados desde o início do semestre, despertando no acadêmico, riscos e viabilidade para a realização de tal evento.

Sabores da noite
O Jantar preparado pelos alunos contou com o pré-preparo desde sexta-feira, dia 7. Na noite de sábado foram divididos em linhas de produção. Alguns com o prato de entrada, outros com o primeiro prato principal e ainda outros com o segundo prato principal. Os demais estiveram divididos entre sobremesa e o serviço de salão.

O couvert servido foi de torradinhas, grissinis, patê de frango com damasco e patê de azeitonas. A entrada foi sopa de creme de moranga cabotiá com crispis de couve. Já o primeiro prato foi de fetuccini com bacon, figos, parmesão e rúcula. O segundo prato era de medalhões de file mignon ao molho de queijos guarnecido de rosti de aipim.

Para finalizar o trio de sobremesas contou com cheescake de bergamota, sorvete de creme com calda de frutas vermelhas e mousse de chocolate.

Agradecimentos
APAE Lajeado agradece aos parceiros das Lojas Dullius, Floricultura Flores e Flores, LD Distribuidora de Frutas e Verduras, Sorvebom, Restaurante Flamboyant, Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia Univates, diretoria da APAE de Lajeado, alunas voluntárias do Curso Superior de Tecnologia em Fotografia da Univates, Restaurante Adélia e Patrícia Dresch.

Texto: Assessoria de Imprensa APAE

Renata Leal/APAE

A diretoria da APAE de Lajeado auxiliou a realização do evento com a venda de cartões

Renata Leal/APAE