“Hoje é dia de Proerd”

Postado em 07/07/2017 16h43min

Por Artur Dullius

A Brigada Militar, em conjunto com as escolas de Lajeado, realizaram, na manhã desta sexta-feira, dia 07, mais uma cerimônia de formatura do Programa Educacional de Resistência às Drogas (Proerd). A celebração foi realizada no Teatro Univates e marcou a conclusão do curso para 567 crianças do 5° ano do ensino fundamental.

As atividades iniciaram em março e envolveram 17 escolas estaduais e municipais de Lajeado. Segundo o tenente-coronel Paulo Medeiros, comandante do 22º Batalhão de Polícia Militar, a cada semana um grupo de cinco policiais se dirigia às escolas para repassar os ensinamentos aos estudantes. Ao todo, dez encontros foram realizados com temas que abordaram o combate à violência e ao uso de drogas.

Acompanhado dos demais colegas, o jovem Douglas Machado, de apenas 10 anos, aguardava ansioso pelo momento da formatura. Estudante do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otilia Correa de Lima, ele relembra os ensinamentos adquiridos durante o curso. “Temos que saber nos defender e também defender os outros das drogas e do bullying”, disse.

A atividade também premiou os alunos destaques desta edição do programa. Além dos formandos, o evento contou com a presença de familiares, professores e autoridades regionais.

Saiba mais
O Proerd foi criado pela professora Rutty Hellen em conjunto com o Departamento de Polícia da cidade de Los Angeles, nos Estados Unidos, em 1983, tendo como base o Dare (Drug Abuse Resistance Education). Atualmente o Programa está presente nos 50 estados americanos e em 58 países. No Brasil ele chegou em 1992 por meio da Polícia Militar do Estado do Rio de Janeiro, encontrando-se desde 2002 em todos os estados brasileiros.

Ele é desenvolvido nas escolas públicas e particulares, no 5º e 7º ano do Ensino Fundamental, na educação infantil (Proerd Kids) e para adultos com o Proerd para Pais. É realizado por policiais militares treinados e preparados para desenvolver o lúdico por meio de metodologia especialmente voltada para crianças, adolescentes e adultos.

Texto: Artur Dullius

Artur Dullius

Douglas Machado, estudante do 5º ano da Escola Estadual de Ensino Fundamental Otilia Correa de Lima