Aprendendo com a prática

Postado em 07/07/2017 08h25min

Por Artur Dullius

A possibilidade de adquirir conhecimento de maneira lúdica e desafiadora tem atraído cada vez mais a atenção de estudantes da educação básica. Até porque construir uma ponte de espaguete ou um carrinho com papelão são atividades que fogem do habitual ambiente de sala de aula. Essas e outras ações são realizadas pelo projeto de extensão da Univates TEMA: Tecnologias Multidisciplinares Aplicadas.

A proposta é levar conhecimento científico e tecnológico para as escolas do Vale do Taquari, Rio Pardo e da Serra Gaúcha. Com dois anos de atividades, o projeto envolveu, só no primeiro semestre de 2017, mais de 780 alunos de sete escolas. “Este número vem crescendo a cada ano. Escolas que já participaram das atividades se tornam nossas parceiras e a elas outras também se somam”, explica a coordenadora do projeto, professora Maria Claudete Schorr Wildner.

Ao todo são desenvolvidas ações em cinco segmentos relacionados com as áreas de engenharia. Além da ponte de espaguete e do carrinho de papelão, são oferecidas oficinas de programação de jogos, robótica e simulação de processos. No entanto, o projeto também se caracteriza pela aproximação dos acadêmicos, que participam de forma voluntária das ações, e tem a possibilidade do contato com a comunidade. Neste ano já são cerca de 110 estudantes de graduação envolvidos.

“É legal que o estudante da Univates leve seu conhecimento para a comunidade e retorne com a resposta e o envolvimento da comunidade. Com essa interação eles desenvolvem habilidades e competências que muitas vezes não podem ser adquiridas só em sala de aula”, afirma a professora.

As atividades ocorrem de forma gratuita e podem ser realizadas na Univates ou nas dependências das próprias escolas. No primeiro semestre foram 24 oficinas realizadas pelos professores Carlos Lagemann, Cristian Meinhardt, Emanuele Gauer, Evandro Franzen, Fabrício Pretto, Maria Claudete Wildner e William Jacobs. “Essa é uma forma de possibilitar às escolas mais distantes também usufruir da nossa estrutura”, conclui Maria Claudete.

Escolas interessadas em participar das oficinas podem entrar em contato pelo e-mail projetotema@univates.br. Mais informações pelo site www.univates.br/extensao/projetos-de-extensao/tecnologias-multidisciplinares-aplicadas.

Preparação ao Technology Day
Segundo a coordenadora, as ações realizadas com as escolas também podem servir de preparação para o Technology Day. O evento ocorre em outubro e é composto por disputas de robótica, de pontes de espaguete e desafio de desenvolvimento de produto que contam com a participação de estudantes de graduação e da educação básica. Além disso, os estudantes também são preparados para participarem da Olinfu (Olimpíada de Informática da Univates).

Texto: Artur Dullius
Atividades ocorrem de forma gratuita e podem ser realizadas na Univates ou nas dependências das próprias escolas