Professores discutem metodologias ativas de ensino e de aprendizagem

Postado em 30/06/2017 15h07min

Por -

Na última quinta-feira, dia 29, professores do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) reuniram-se para avaliar a 6ª edição do fórum “(Re)pensando a formação em saúde, metodologias ativas de ensino e de aprendizagem e o perfil do diplomado dos cursos da saúde da Univates”.

Desde a primeira edição os fóruns oportunizaram discussões, como a (re)organização coletiva das matrizes curriculares dos cursos do CCBS, as metodologias ativas, o perfil do diplomado e a avaliação. Esta edição reuniu cerca de 40 participantes que, em pequenos grupos, apresentaram aos outros professores diferentes técnicas de metodologias ativas utilizadas em suas disciplinas.

Conforme o coordenador pedagógico do CCBS, Maurício Teixeira, o fórum alcançou seus objetivos dando continuidade à problematização da formação proposta pelos cursos da área da saúde, o que resultou na reformulação coletiva dos projetos pedagógicos dos cursos, ampliou a utilização de novas metodologias de ensino e de aprendizagem por um número maior de professores e favoreceu as discussões entre os  pares.

Para a professora Elisete Freitas, do curso de Ciências Biológicas, os encontros têm sido muito positivos, porque a aplicação de metodologias ativas torna o estudante sujeito de sua própria aprendizagem. “O professor deixa de ser apenas um transmissor de conhecimentos e passa a fazer a mediação de um processo, em que o estudante constrói o próprio conhecimento”, afirma.

Segundo a professora Magali Quevedo Grave, diretora do CCBS, o fórum permitiu também a avaliação da trajetória do Centro, desde a implementação das primeiras iniciativas interdisciplinares até a consolidação da integração das ações entre o ensino, os serviços da rede de saúde e a comunidade regional.

Como resultado da avaliação, o grupo entende o fórum como um espaço potente na qualificação docente, na problematização da concepção do processo saúde-doença e na definição do perfil do diplomado enquanto profissional  comprometido com as necessidades de saúde da população.

Ana Amélia Ritt