A inovação no ensino a distância

Postado em 12/06/2017 11h07min

Por -

Uma das principais ferramentas de apoio à aprendizagem a distância no mundo, o software Moodle, disponibilizou a versão 3.3 de seu sistema. A atualização permite a integração entre a plataforma e as ferramentas do Google. O projeto foi realizado em parceria entre a Univates, a Universidade Luther College (Iowa - EUA), a UCLA (Universidade da Califórnia) e a Universidade de Minnesota.

Atualmente a plataforma está disponível em 75 línguas diferentes, contando com mais de 80 mil websites registrados, em mais de 175 países. Ela permite a criação de páginas de disciplinas e grupos de trabalho por meio de um ambiente virtual. Na Instituição, o Moodle é disponibilizado aos alunos e professores por meio do “Univates Virtual”. Segundo o setor de Educação a Distância (EAD), a ideia de melhoria do sistema surgiu a partir de demandas do corpo docente, que alertavam para a necessidade dessa integração.

As tratativas para que essa adaptação fosse possível iniciaram ainda em 2015 por conta própria das instituições de ensino. “Um professor da Luther College havia conseguido implementar uma integração inicial, o que, até então, era extremamente complicado devido à organização dos dois sistemas. Nesse mesmo ano, entrei em contato com esse professor e coloquei nossa equipe à disposição para auxiliá-lo com o projeto e a implementação da ferramenta. Fomos adicionados, então, a um grupo formado por seis desenvolvedores, que deram o pontapé inicial”, lembra o desenvolvedor Maurício Severo, que, com o colaborador Artur Welp, esteve  representando a Univates durante o desenvolvimento.

Com os primeiros avanços do grupo surgiu a possibilidade de disponibilizar as ferramentas de forma independente, por meio de módulos, o que traria a necessidade de baixar extensões. No entanto, o projeto ganhou dimensões e, além da contribuição de outras universidades, recebeu o apoio de desenvolvedores do Google dos Estados Unidos, de um desenvolvedor do Moodle e do próprio criador da plataforma Moodle, Martin Dougiamas. “Ter a participação dessas pessoas no grupo deu um respaldo incrível ao nosso trabalho. Com a presença deles foi possível incorporar os nossos experimentos diretamente na plataforma”, explica Severo.

Agora os usuários podem acessar ferramentas do Google Drive e do Google Docs por meio da plataforma. As contribuições já estão disponíveis para uso em mais de 20 mil instalações (aproximadamente 25% do total de instalações do Moodle no mundo). Na Univates, o sistema deve ser atualizado até o final de 2017.

Além disso, durante o período, a equipe de desenvolvedores da Instituição também atuou ativamente com o Google como parceiros na geração de tecnologia, contribuindo com melhorias tanto na API (Interface de Programação de Aplicativos) quanto na documentação. “Além de consumidores, agora somos parceiros do Google por meio do auxílio que foi prestado. Essa ideia vai ao encontro da proposta da Univates de fomentar a criação de novas tecnologias e não apenas utilizá-las”, garante Severo.

Texto e fotos: Artur Dullius
Welp e Severo representaram a Univates durante o desenvolvimento do projeto

Artur Dullius