Professor do curso de Contábeis publica artigo em revista internacional

Postado em 05/06/2017 16h47min

Por  Elise Bozzetto

O professor do Centro de Gestão Organizacional Alexandre André Feil teve seu artigo “An analysis of the sustainability index of micro and small-sized furniture industries” publicado pela revista Clean Technologies and Environmental Policy, da Springer. O artigo é resultado da tese de douturado do professor na Universidade Feevale sobre índice de sustentabilidade de indústrias moveleiras de pequeno e médio portes da Serra Gaúcha.

O pesquisador analisou nove indústrias e, a partir do estudo, criou um índice de sustentabilidade para as indústrias do setor, permitindo o mapeamento de seu desempenho ambiental, social e econômico. Os resultados podem ser utilizados, agora, como ferramenta de gestão para pequenas e médias indústrias. “No estudo foram detalhados o desenvolvimento da ferramenta, desde a identificação dos indicadores até a agregação dos subíndices em índice, e as fórmulas de cálculo de cada indicador. Ou seja, o estudo tipifica-se em aplicado e pode ser utilizado para as indústrias monitorarem seus indicadores de desempenho integrado e traçarem metas de qualificação e melhorias”, comenta Feil.

A medição do nível de sustentabilidade pode trazer benefícios para as organizações, particularmente na integração da gestão tradicional e sustentável. Atualmente, não existe nenhum sistema de mensuração do nível de sustentabilidade e sua integração na gestão das indústrias moveleiras, o que coloca o trabalho realizado pelo professor da Univates como inédito para o setor.

A publicação pode ser conferida no link https://goo.gl/cqKat9.

Sobre a revista

A revista Clean Technologies and Environmental Policy possui qualificação A1, ou seja, tem o mais elevado conceito em publicações científicas. A Springer, detentora da revista,  é uma base de dados com ênfase nas áreas de Ciências Biológicas, Ciências da Saúde, Ciências Agrárias e Ciências Exatas e da Terra. A base disponibiliza o acesso a periódicos, livros e outros documentos publicados. Atualmente a Springer possui mais de cinco milhões de itens em sua base, sendo a maioria em texto completo.

Texto: Elise Bozzetto
Professor Alexandre André Feil publicou artigo em revista internacional.

Elise Bozzetto