Univates e sociedade alemã assinam convênio para pesquisa

Postado em 02/06/2017 14h29min

Por Nicole Morás

A Univates e a Sociedade Senckenberg para Pesquisa da Natureza  assinaram um convênio de cooperação na última quinta-feira, 1º, durante o I Congresso Internacional de Ciência, Tecnologia e Conhecimento, que prevê a cooperação de professores e estudantes para a realização de pesquisa no âmbito internacional.

Durante o evento de assinatura, o reitor da Univates, Ney José Lazzari, destacou que o momento é importante na trajetória da Instituição, que está em processo de credenciamento como Universidade. Lazzari destacou também que a Univates possui mais de 35 convênios ativos com instituições estrangeiras - número acima da média para instituições brasileiras, mas ainda inferior à média das universidades europeias. “Nosso resultado é fruto de um processo de internacionalização que já avançou bastante e pode se desenvolver ainda mais”, afirmou ele. O reitor acrescentou ainda que o convênio permitirá a realização de intercâmbio e contribuições em pesquisa não apenas para professores e estudantes, mas também para funcionários da Univates.

Representando a Sociedade Senckenberg para Pesquisa de História Natural, o professor doutor Dieter Uhl destacou que a Instituição completou 200 anos em 2017 e, apesar de sua sede ser em Frankfurt, a sociedade reúne pesquisadores de diversas universidades alemãs. Além disso, embora não seja uma instituição de ensino stricto sensu, está vinculada a diferentes Universidades na Alemanha, recebendo seus alunos para desenvolverem suas pesquisas de graduação, mestrado, doutorado, estágios pós-doutorais etc.

O convênio
O convênio prevê a colaboração para atividades com objetivos científicos e educacionais baseados na cooperação existente nas áreas de botânica e paleontologia. Os principais objetivos da colaboração institucional são estabelecer projetos de pesquisa científica bilateral, promover o intercâmbio e a educação dos estudantes por meio da participação em oficinas, escolas de verão e trabalhos científicos colaborativos no âmbito de projetos bilaterais.

The Senckenberg Society for Natural History Research
Em tradução livre para o português, a Sociedade Senckenberg para Pesquisa da Natureza (SGN) foi fundada em 1817, ou seja, comemora 200 anos em 2017. A Instituição é uma organização sem fins lucrativos com sede em Frankfurt am Main, Alemanha, e está distribuída em sete estados alemães, possuindo sete institutos de pesquisa, quatro estações de pesquisa e três museus.

A SGN tem como finalidade avaliar, de forma interdisciplinar, a importância da biodiversidade no Sistema Terra e sua missão/princípio é analisar a importância da biodiversidade na dinâmica do Sistema Terra para servir à ciência e à sociedade. Assim, além da produção de conhecimento científico, preocupa-se em como transferir este conhecimento para a sociedade.

Texto: Nicole Morás

Reitor Ney José Lazzari