A percepção do entorno

Postado em 01/06/2017 17h49min

Por Ana Amélia Ritt

Ao abrir a porta da Escola Municipal de Educação Infantil Amiguinhos do Jardim, no bairro Jardim do Cedro, de Lajeado, as crianças olham atentas as visitas. Quem chama a atenção delas e modifica a habitual manhã são os estudantes de Medicina da Univates. A turma do 3º semestre do curso foi ao local na última quinta-feira, dia 1º, para observar o crescimento e o desenvolvimento dos pequenos.

Os acadêmicos foram separados em oito grupos, que acompanharam cerca de 170 crianças. “O objetivo da atividade é que os estudantes de Medicina tenham conhecimento básico sobre o crescimento e percebam o que é comum no desenvolvimento. Além disso, espera-se ampliar a interface de relação entre escola e saúde. Quais são os cuidados que a escola tem? Como está a questão de segurança, acesso, iluminação? Isso também faz parte da saúde”, explica o professor Sérgio Kniphoff. Essa atividade é uma das propostas no módulo Saúde e Sociedade, que está presente em todo o currículo do curso e que, semestralmente, foca em uma área - neste semestre é voltado à promoção de saúde na infância e adolescência.

A estudante Jaqueline Schnorr ressalta a importância de sair da sala de aula e ter contato maior com as crianças. “Aqui conhecemos a rotina delas, como elas interagem entre si e com as professoras”, conta. “Temos preocupação com o social durante todo o curso. É necessário que os acadêmicos compreendam a sociedade e seu comportamento. É importante que os futuros médicos não tenham só a técnica, que é muito importante, mas também vivenciem a questão social”, completa Kniphoff.

Entre danças, conversas e brincadeiras, os pequenos perdem a vergonha e interagem com os 23 alunos de Medicina. “Essa relação é importante por causa do papel do médico como trabalhador da saúde pública. É necessário reconhecer o comportamento das crianças para desenvolvermos habilidades nesse sentido”, comenta o aluno Pedro Felipe Bohn Reckziegel.

As visitas continuarão na próxima semana, quando a turma irá para a escola municipal de Ensino Fundamental do mesmo bairro. Além disso, os acadêmicos farão visita ao Centro de Atenção Psicossocial (Caps) Infantojuvenil.

Processo Seletivo para o curso de Medicina
O curso de Medicina é uma das opções do Vestibular de Inverno Univates, que recebe inscrições até o dia 5 de junho, pelo site univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates (sala 310 - Prédio 9), de forma presencial. Para participar o candidato deve ter realizado a prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2014, 2015 ou 2016.

Texto: Ana Amélia Ritt