Candidato, confira dicas para ir bem na redação

Postado em 01/06/2017 10h42min

Por -

Estão abertas as inscrições para o Vestibular de Inverno Univates, que ocorre no dia 11 de junho, domingo. A prova única de redação será aplicada no campus de Lajeado, a partir das 13h30min, com duração de duas horas e trinta minutos.

Para ir bem na redação, as professoras Kári Lúcia Forneck e Grasiela Bublitz, do curso de Letras, dão dicas essenciais. “Em geral o Vestibular da Univates propõe dois ou três temas. O candidato deve escolher aquele que melhor se enquadra com as suas ideias ou com o seu ponto de vista. Esses temas normalmente se organizam em torno de questões-problema”, afirma Kári, destacando que o vestibulando deve organizar os argumentos que melhor expliquem e desenvolvam a opinião defendida. Grasiela completa afirmando que o candidato deve entender bem a proposta e o que é solicitado. Essa proposta geralmente é seguida de um texto que auxilia os vestibulandos a compreenderem o assunto.

Um bom texto articula forma e conteúdo de maneira equilibrada. “O candidato deve ter ideias originais e atentar para o modo como elas são apresentadas no papel. É muito importante adequar o vocabulário ao gênero textual escolhido”, salienta a professora Kári. As duas concordam que, para um texto de bom conteúdo, são necessárias muita leitura e busca por informação.

No gênero dissertativo-argumentativo, por exemplo, o texto é dividido em introdução, desenvolvimento e conclusão. “Na introdução geralmente se adianta o que vai ser dito sobre o tema. Na parte do desenvolvimento o candidato tem que discutir o tema apresentado, dar exemplos, argumentar, apresentar dados, fazer associações etc. Isso é muito importante para dar consistência argumentativa ao texto”, explica Grasiela. “Já a conclusão é a lição que se pode tirar ou uma solução, uma alternativa para o problema abordado no texto”, complementa. A professora também atenta à necessidade de título e à importância da pontuação e da conexão entre os parágrafos. Segundo ela, o texto deve seguir uma linha de raciocínio clara.

Saiba mais

As inscrições para o Vestibular de Inverno podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 5 de junho, pelo site univates.br/vestibular ou no Atendimento Univates, sala 310 do Prédio 9. O investimento é de R$ 60,00. Formandos dos cursos técnicos da Univates que concluírem seus estudos até o final do semestre 2017A, assim como diplomados de qualquer curso técnico da Univates, têm isenção do pagamento da taxa de inscrição. Recebem desconto de 50% estudantes de ensino médio que possuem o cartão Explore, oferecido gratuitamente pela Instituição.

Como a prova de seleção será composta por redação, o candidato pode optar por concorrer com a nota da redação do Exame Nacional de Ensino Médio (Enem) de 2016, 2015, 2014 ou 2013, com a nota da prova realizada na Univates ou com ambas (neste último caso, a nota mais alta será contabilizada para classificação).

São oferecidas neste processo seletivo 41 opções de cursos. O edital e a lista de cursos com suas respectivas vagas podem ser conferidos em www.univates.br/vestibular. Detalhes podem ser obtidos pelo 0800 7 07 08 09 ou pelo e-mail vestibular@univates.br. A lista de classificados deve ser divulgada até o dia 14 de junho e as matrículas para novos alunos acontecem nos dias 19 e 20 de junho.

Elise Bozzetto