Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

“Naturalista por um dia” leva oficinas a escolas da região

Postado em 01/06/2017 10h35min

Por -

Desde 2002 oficinas teóricas e práticas promovidas pela Univates são oferecidas a estudantes de escolas do Vale do Taquari. O projeto de extensão “Naturalista por um dia - educando para a preservação ambiental”, vinculado ao Museu de Ciências Univates, trata sobre a fauna da região, a biodiversidade, a biotecnologia, o ambiente e desenvolvimento. Para participar das oficinas, é necessário que o professor da escola interessada inscreva sua turma pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5505.
 
Aos alunos do 4º ao 7º ano do Ensino Fundamental são oferecidas oficinas envolvendo conteúdos teóricos e práticos sobre a fauna da região. As atividades são distribuídas em quatro encontros, que ocorrem em segundas-feiras à tarde ou sextas-feiras de manhã.
 
Já aos alunos do 8° e 9° ano do Ensino Fundamental e de Ensino Médio o projeto realiza oficinas organizadas em módulos. As atividades são ministradas por bolsistas de iniciação científica que trabalham em projetos de pesquisas científicas e divulgam os resultados para alunos da educação básica. Os encontros ocorrem em salas de aula e laboratórios de química, luparia, microbiologia e de informática da Univates, envolvendo conteúdo teórico e atividades práticas. A atividade ocorre em quartas-feiras de manhã e de tarde, de acordo com cronograma pré-definido.
 
Confira os módulos e as oficinas:
 
Biodiversidade: 
Animais silvestres: aprendendo de forma lúdica
“...e a terra virou mar, e o mar virou terra…”
Ecologia dos insetos
Viajando no mundo dos ácaros
Observação microscópica de células vegetais
 
Biotecnologia:
Biogás
Elaboração de produtos lácteos
Extração de DNA vegetal - morango
Extração de óleos essenciais
Controle biológico
 
Ambiente e desenvolvimento:
Ambiente e sustentabilidade
Entre vasos e pontas - pensando o patrimônio cultural e ambiental
Química no dia a dia
Reaproveitamento de resíduos orgânicos por meio da construção de minhocários domésticos
Microbiologia do dia a dia

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Divulgação

Notícias Relacionadas