Segunda edição do Anuário de Fotografia será lançada no dia 24

Postado em 18/05/2017 08h23min

Por Artur Dullius

A segunda edição do Anuário do curso de Fotografia da Univates já tem data para ser disponibilizada ao público. O evento de lançamento acontece no dia 24 de maio, a partir das 19h10min. A cerimônia ocorre nos Estúdios de Fotografia, no Prédio 12, e conta com bate-papo entre os fotógrafos Luiz Eduardo Robinson Achutti, Tatiana Itat e Itamar Aguiar.

No total são 53 fotos estampadas nas 52 páginas do anuário. A publicação conta com a participação de alunos de diferentes disciplinas práticas de fotografia, independentemente do curso ao qual os alunos estão vinculados. “Todos os trabalhos realizados em aula participaram da seleção. Portanto, não temos um número inicial, mas certamente estamos falando de centenas ou até milhares de fotos”, afirma o coordenador do curso de Fotografia, Leonel Oliveira.

Classificado com nota cinco pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de fotografia da Univates vive um período importante. Segundo o coordenador, o anuário mostra que, além das qualificações em termos de estrutura, a graduação avança também enquanto cultura fotográfica “Este momento marca também um certo aprofundamento do olhar de nossos alunos e do curso como um todo. Ainda somos muito jovens, mas avançaremos muito”, diz.

Conforme Oliveira, o retorno dos acadêmicos, após a primeira edição, foi determinante para a sequência do projeto. “Muitos deles me disseram: ‘quero estar no anuário do ano que vem’. E agora, a partir de quarta-feira, cada um pode conferir se chegou lá”, conclui o coordenador.

Como funciona a seleção
Para o processo de escolha, cada professor, ao longo dos semestres, separa os melhores trabalhos fotográficos de suas disciplinas, segundo critérios próprios. Com o término das aulas em dezembro, todos realizam a sua escolha pessoal tendo em vista a totalidade dos trabalhos realizados nas disciplinas da área fotográfica.

O processo é feito com base em cinco enquadramentos da fotografia definidos pelo colegiado do curso: gente, ensaios, coisas, primeiros passos e lugares. Já na parte final do processo ocorre a contagem de quantas vezes cada foto selecionada foi escolhida. Com esse critério são apontados os trabalhos mais destacados pelo conjunto de professores.

Mais informações sobre o lançamento do anuário podem ser conferidas no site www.univates.br/agenda.

Texto: Artur Dullius
Primeira edição do anuário foi lançada em junho de 2016