Reforma do ensino médio e educação profissional são tema de seminário

Postado em 11/05/2017 21h34min

Por Nicole Morás

Na sua segunda edição, o Seminário de Educação Profissional, que teve início na Univates nesta quinta-feira, 11, aborda aspectos e implicações da reforma do ensino médio a partir da Lei 13.415/2017. A programação foi aberta, no Teatro Univates, com apresentação da Banda Alfa para uma plateia formada especialmente por estudantes dos cursos Técnicos da Instituição. Em seguida, Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes, Superintendente Executivo de Educação Da Associação Educadora São Carlos (AESC), palestrou sobre formação técnica, mercado de trabalho e competências.

De acordo com Fontes, o que diferencia um profissional é a sua postura e não necessariamente sua formação ou competência. “O que te diferencia das outras pessoas?”, indagou ele à plateia, afirmando a importância de se traçar objetivos profissionais e planejar o que é necessário para atingir a maestria. “Existe a excelência, mas além dela está a maestria. Há muitos circos excelentes, mas só o Cirque du Soleil tem maestria no que faz”, exemplificou ele.

A programação do II Seminário de Educação Profissional segue nesta sexta-feira, dia 12, a partir das 8h, ocorrem as palestras “A reforma do ensino médio e a educação profissional”, no turno da manhã, e “Formação de professores: desafios e perspectivas”, no turno da tarde. Além disso, haverá mesas redondas e os painéis: A formação do professor da Educação Profissional, A Reforma do Ensino Médio e a Educação Profissional e O Pibid e a formação de professores para a educação básica.

As inscrições para o II Seminário de Educação Profissional ainda podem ser realizadas em www.univates.br/sistemas/inscricoes e são gratuitas para alunos, professores, diplomados e funcionários da Univates. Para a comunidade externa interessada em participar, a taxa de inscrição é de R$ 25,00. A atividade é realizada por meio do  Centro de Educação Profissional e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq). Mais informações podem ser obtidas pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5587.

Texto: Nicole Morás

Gustavo Gastardelli de Oliveira Fontes abriu o II Seminário de Educação Profissional

Banda Alfa