Congresso debate o que a Educação Física tem a ensinar na contemporaneidade

Postado em 11/05/2017 14h50min e atualizado em 18/01/2018 16h43min

Por Ana Amélia Ritt

Iniciou nesta quinta-feira, dia 11, o VI Congresso Estadual de Educação Física na Escola. O evento é promovido pelo curso de Educação Física - Licenciatura da Univates e busca discutir sobre o que a Educação Física tem a ensinar para a infância e a juventude contemporânea. O congresso envolve palestras, apresentações orais de relatos de experiências e de pesquisas científicas, exposição de materiais e oficinas.

O professor Derli Juliano Neuenfeldt, um dos coordenadores do evento, afirma que esse tipo de evento possibilita aos estudantes o contato e diálogo com estudiosos da área. “A presença de diversos palestrantes possibilitam que se deparem com concepções de educação diferentes e isso enriquece a formação. Além dos palestrantes, os estudantes também compartilham saberes e experiências com acadêmicos de outras instituições e com os professores de Educação Física das redes pública e privada”, comenta. “O evento é uma forma de pensar como a Educação Física tem se posicionado na escola e o que ela tem sido capaz de propor às crianças e adolescentes da Educação Básica”, completa a professora Silvane Isse, ao dar ênfase à discussão do profissional nas escolas e da permanência da disciplina na grade curricular.

O primeiro dia do encontro envolveu o tema “O saber fazer docente na contemporaneidade”, em palestra ministrada pelo professor doutor Sidinei Pithan da Silva (Unijuí). A programação seguiu com apresentações de trabalhos e exposição de materiais didático-pedagógicos. À noite os professores doutores Elenor Kunz (UFSM) e Walter Roberto Correia (USP) compõem a mesa “O que a Educação Física tem a ensinar para a infância e a juventude contemporânea?”.

Já na sexta-feira, dia 12, os debates iniciam com um seminário em parceria com a Secretaria Estadual do Colégio Brasileiro de Ciências do Esporte, ocorrendo a atividade no auditório do Prédio 7. À tarde os inscritos podem participar de oficinas, como a de confecção de brinquedos e jogos com materiais alternativos, a de danças urbanas e a da prática Parkour. O encerramento do evento ocorre no auditório do Prédio 16, às 17h30min.

Mais informações pelo telefone (51) 3714-7000, ramal  5943, ou pelo e-mail congressoefi2017@univates.br.

Texto: Ana Amélia Ritt
Congresso Estadual de Educação Física na Escola iniciou na manhã desta quinta-feira, dia 11.