Utilizamos cookies neste site. Alguns são utilizados para melhorar sua experiência, outros para propósitos estatísticos, ou, ainda, para avaliar a eficácia promocional do nosso site e para oferecer produtos e serviços relevantes por meio de anúncios personalizados. Para mais informações sobre os cookies utilizados, consulte nossa Política de Privacidade.

Em maio, Sisa debate ética e bioética na atualidade

Postado em 27/04/2017 09h57min

Por Nicole Morás

A ética e a bioética na atualidade são o tema do 7º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente (Sisa) e da Semana Acadêmica dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS), que ocorrem na Univates entre os dias 15 e 19 de maio.
 
Na segunda e na sexta-feira, dias 15 e 19, as atividades serão voltadas à Semana Acadêmica dos cursos do CCBS, cuja programação deve ser divulgada em breve. 
 
Já a programação do Sisa inclui, na terça-feira, dia 16, a palestra “Redes sociais, ética profissional e os dilemas da era da informação e da conectividade”, ministrada pela nutricionista, educadora física e doutora em Medicina e Ciências da Saúde Raquel da Luz Dias, e a palestra “Biobanco como fonte para pesquisa em material biológico”, com a doutora Clarice Sampaio Alho.
 
Na quarta-feira, dia 17, haverá as seguintes palestras: A biotecnologia além da cura: implicações no tratamento antineoplásico, com a doutora Ana Lucia Abujamra; Psico-oncologia e suas intervenções no tratamento integral do paciente oncológico, com Fernanda Aver Purper; Bioética: ética na pesquisa oncológica e genética, com Marialva Sinigaglia; e A atualidade da ética: para além do discurso - Nova Acrópole, com Fernando Basso.
 
Na quinta-feira, dia 18, no turno da manhã, haverá apresentação oral de trabalhos selecionados e, a partir das 19h30min, a mesa-redonda “Comitê de Ética em Pesquisa”. Para ouvintes, as inscrições são gratuitas e podem ser realizadas em www.univates.br/sistemas/inscricoes.
 
A programação completa pode ser conferida em www.univates.br/sisa. Mais informações podem ser obtidas pelo e-mail sisa@univates.br ou pelo telefone (51) 3714-7000, ramal 5454. 
 
Apresentações artísticas
O Sisa também terá apresentações artísticas. Na terça-feira à noite haverá apresentação de Laura Froner e na quinta-feira é a vez do CTG Querência apresentar o Projeto Cultural Querência, Andança, Arte e Cultura. O evento artístico da quarta-feira ainda deve ser confirmado. 
 
Confira as palestras do evento: 
16/05
Biobanco como fonte para pesquisa em material biológico - Clarice Sampaio Alho
Redes sociais, ética profissional e os dilemas da era da informação e da conectividade - Raquel da Luz Dias
 
17/05
A atualidade da ética: para além do discurso - Fabiano Basso
Bioética: ética na pesquisa oncológica e genética - Marialva Sinigaglia
A biotecnologia além da cura: implicações no tratamento antineoplásico - Ana Lucia Abujamra
Psico-oncologia e suas intervenções no tratamento integral do paciente oncológico - Fernanda Aver Pupe
 
SERVIÇO
O quê: 7º Simpósio Interdisciplinar de Saúde e Ambiente e Semana Acadêmica dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS)
Quando: 15 a 19 de maio
Onde: Univates
Mais informações: sisa@univates.br
 
Texto: Nicole Morás

Nicole Morás

Notícias Relacionadas