A educação como elo entre saúde e sociedade

Postado em 26/04/2017 15h24min

Por Ana Amélia Ritt

Com o objetivo de estimular os estudantes da área da saúde a conhecerem o território onde atuam e a exercitarem o olhar integral sobre as pessoas, a Univates promove atividades multiprofissionais. Uma delas é a disciplina Vivência em Ambiente e Saúde I, que possui quatro turmas de cursos diferentes que visitam bairros da cidade de Lajeado. Nessas visitas os estudantes conhecem um pouco das histórias de vida dos moradores.

Cada turma visitou um território de saúde diferente: os bairros Praia, Conventos, São Bento e Santo André. Agora, quinzenalmente, os alunos realizam visitas domiciliares. Além das visitas, os acadêmicos participam de seminários. “Como estratégia de aproximação dessas quatro turmas, criamos os seminários integradores. No primeiro discutimos o território em saúde e, nesta quarta-feira, dia 26, debatemos a relação do ambiente com a saúde, com o professor André Jasper”, explica a professora da disciplina, Lydia Koetz.

O ambiente atrelado à saúde
O II Seminário Integrador da disciplina de Vivência em Ambiente e Saúde I visou a aproximar as ações práticas realizadas pelos estudantes e propiciar reflexão sobre a atuação e as diferenças sociais e ambientais que existem dentro da mesma cidade. Atualmente alunos dos cursos de Enfermagem, Educação Física, Fisioterapia, Farmácia, Nutrição, Estética e Cosmética participam da atividade da disciplina.

A estudante do quinto semestre de Educação Física Camila da Silva de Freitas cursa a disciplina e visitou o bairro Praia. “Como é o primeiro semestre dessa disciplina, é uma novidade para todo mundo, tanto alunos como professores. Acredito que ela vai propiciar bastante experiência e possibilitar o enriquecimento do currículo”, afirma. Sobre o que mais a marcou durante as visitas, Camila destaca o carisma e o acolhimento das famílias.

Ficou interessado?
Essa disciplina faz parte do currículo dos cursos do Centro de Ciências Biológicas e da Saúde (CCBS) e estará disponível para ser cursada no próximo semestre. Além dela, outros projetos visam à multiprofissionalização, como as disciplinas de Saúde Coletiva, o Projeto Ações Interdisciplinares de Cuidado em Saúde no Bairro Santo Antônio e a Clínica Universitária Regional de Educação e Saúde (Cures). “Entendemos que quanto mais os estudantes estiverem participando dessas atividades melhor será o cuidado com a população no futuro. Antes de tudo, esses estudantes estão aprendendo a ser profissional de saúde”, conclui Lydia.

Texto: Ana Amélia Ritt

II Seminário Integrador da disciplina de Vivência em Ambiente e Saúde I ocorreu nesta quarta-feira, dia 26.

Artur Dullius

Camila da Silva de Freitas é estudante de Educação Física e cursa a disciplina.

Artur Dullius

A relação do ambiente com a saúde foi discutida pelo professor André Jasper.