Professor apresenta artigo no Graphics Interface, no Canadá

Postado em 13/04/2017 20h21min

Por Nicole Morás

A informática como ferramenta de simulação e com interface em outras áreas da ciência é objeto de estudo do professor Marcelo Malheiros, coordenador do curso de Engenharia de Computação da Univates, que apresenta o artigo “Pattern formation through minimalist biologically inspired cellular simulation” no Graphics Interface, uma das quatro conferências mais importantes na área da Computação Gráfica. O evento ocorre de 16 a 19 de maio na University of Alberta, Edmonton, no Canadá.

De acordo com Malheiros, o trabalho científico descreve um modelo matemático para criação de padrões visuais. “Este modelo permite tanto a reprodução de infinitas variações de um mesmo tipo de padrão como a pele de determinada espécie de sapo, como também permite criar muitos outros tipos de padrões naturais e sintéticos. Em resumo, é um modelo de simulação unificado e inédito”, explica ele.

O professor acrescenta que uma aplicação imediata é em jogos de computadores, em que poderiam ser criados milhares de personagens com padrões de pele completamente distintos sem que um animador precise desenhar manualmente nenhum deles.

O artigo é fruto da pesquisa de doutorado de Malheiros realizado no Programa de Pós-Graduação em Computação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

Saiba mais
Das imagens ao lado, a primeira é um resultado obtido pela simulação computacional do modelo do professor Malheiros, que utiliza equações diferenciais para sintetizar o padrão de pigmentação da espécie Ranitomeya amazonica. A segunda imagem é de um espécime real de sapo venenoso (Ranitomeya amazonica).

Texto: Nicole Morás

Marcelo Malheiros é coordenador do curso de Engenharia da Computação