Neste sábado é comemorado Dia da Natação

Postado em 07/04/2017 17h46min

Por -

No dia 8 de abril é comemorado, no Brasil, o Dia da Natação. A data foi criada para ajudar a promover um dos esportes mais completos para o desenvolvimento físico humano, além de ter muitos efeitos benéficos na saúde humana. A natação é um dos esportes mais praticados no Brasil, ficando atrás apenas do futebol, vôlei e tênis de mesa. Como esporte oficial a natação só foi introduzida no Brasil no ano de 1897. No ano seguinte foi realizado o primeiro Campeonato Brasileiro de Natação.

A natação trabalha quase todos os músculos do corpo e pode desenvolver no praticante a sua força em termos gerais, aptidão cardiovascular e resistência respiratória. A natação é uma atividade que pode ser continuada durante toda a vida, desde os primeiros meses até a velhice.

No Vale do Taquari, a piscina do Complexo Esportivo Univates, inaugurada em 2007, está entre as melhores do Rio Grande do Sul. Semiolímpica e coberta, ela atende a todas as exigências da Federação Gaúcha de Natação. "A piscina contribui para colocar a Univates na lista das melhores estruturas no Estado", destaca o professor de natação do Complexo Esportivo Cristiano Vitalino.

Atualmente, cerca de 690 alunos matriculados para aulas na piscina da Univates, que vão desde aprendizagem para bebês a condicionamento físico e hidroginástica. Vitalino defende os benefícios que o esporte traz à saúde e sugere sua prática desde criança. "A natação proporciona melhora na coordenação motora, flexibilidade, equilíbrio e concentração", afirma.

Informações sobre vagas e horários podem ser conferidas no site univates.br/esporte-e-saude.

Elise Bozzetto