Univates integra o III Fórum Sthem Brasil

Postado em 05/04/2017 13h19min

Por Ana Amélia Ritt

Na última semana, dias 30 e 31 de março, ocorreu o III Fórum 2017 Sthem Brasil, evento oficial do Consórcio Sthem Brasil. A atividade foi realizada na Unicesumar de Maringá, no Paraná, e buscou a troca de experiências vivenciadas por educadores na aplicação da inovação acadêmica e da aprendizagem ativa em sala de aula. Quarenta e seis instituições de ensino participaram do momento. A Univates foi representada pelo Pró-Reitor de Ensino, professor Carlos Cândido da Silva Cyrne, e pelo professor do Centro de Ciências Exatas e Tecnológicas (Cetec) Luís Antônio Schneiders.

O Sthem Brasil é um consórcio de 46 universidades brasileiras preocupadas com o desempenho dos estudantes de educação superior nas áreas de Ciência, Tecnologia, Humanidades, Engenharia e Matemática (Sthem em Inglês: Science, Technology, Humanity, Engineering and Mathematics). O grupo conta com o apoio da Laspau, afiliada da Universidade Harvard. “Procuramos estudar e implementar novos métodos de ensino e de aprendizagem. O intuito é formar estudantes mais ativos, críticos e criativos, alinhados aos desafios atuais e também ao posicionamento da Univates”, afirma Schneiders. “Nesse sentido, a mudança é iniciada a partir dos docentes que pesquisam, experimentam, trocam experiências nacionais e internacionais e divulgam novos métodos de ensino e de aprendizagem e também os resultados alcançados”, completa.

Esta foi a terceira etapa e o fechamento de um ciclo de formação iniciado em 15 de maio de 2016 no Centro Universitário Salesiano de São Paulo (Unisal), em Lorena, São Paulo. A segunda etapa de formação ocorreu a distância no período de dezembro de 2016 a fevereiro de 2017.

O consórcio Sthem/Laspau foi criado em 2013 e atua regularmente desde 2014 com formações por meio de seminários e fóruns. A Univates integra o consórcio desde abril de 2016 e participou das três edições do evento.

Texto: Ana Amélia Ritt
Univates participa de III Fórum 2017 – Sthem.

Instituição também participou do encontro de 2016.

Univates participa de III Fórum 2017 – Sthem.