I Festival de Cinema de Lajeado inicia na próxima quinta-feira

Postado em 24/03/2017 17h22min

Por Assessoria de Imprensa do I Festival de Cinema de Lajeado

Lajeado sedia pela primeira vez um festival de cinema com obras de curta- metragem. O evento, intitulado 1º Festival de Cinema de Lajeado, ocorrerá nos dias 30 e 31 de março e 1º de abril, no Teatro Univates. O Festival já está no mapa da Agência Nacional de Cinema (Ancine) e pretende dar visibilidade às obras de curta-metragem, além de incentivar o turismo no Rio Grande do Sul por meio da divulgação de suas belezas naturais às quais o projeto está ligado. A mostra competitiva vai atrair olhares e concorrentes. Ela terá quatro categorias: animação, documentário, experimental e ficção. Clique aqui para conferir a programação completa. Os ingressos podem ser adquiridos por meio deste link.

A programação
A programação durante os três dias de Festival favorece a formação de plateia e contempla públicos variados. Durante as manhãs (quinta e sexta-feira), serão exibidos filmes com foco no público jovem e estudantes dentro da proposta intitulada “Cine Escola”, promovida pela comissão organizadora para cativar o público desse segmento (entrada gratuita para estudantes de toda rede de ensino da região).

Na quinta-feira, dia 30 de março, acontece a cerimônia de abertura do Festival, com início às 19h15min. A entrada é gratuita.

Além das apresentações dos curtas da mostra competitiva (público de classificação livre), haverá debates com realizadores dos filmes exibidos, com início às 17h15min nos dias 30 e 31 março e às 11h no dia 1º de abril, no auditório do Prédio 11 da Univates.

A entrada para os debates com os realizadores das produções audiovisuais é gratuita e aberta ao público em geral. É momento de termos contato direto com o realizador e de esclarecer dúvidas e curiosidades a respeito da produção do filme. Dessa forma, a ideia é fomentar a cultura cinematográfica e valorizar o realizador.

Na sexta-feira à noite, com início às 19h15min, será realizada a sessão noturna, momento em que serão exibidos os filmes com classificação acima de 18 anos. No sábado de manhã é a vez da mostra não competitiva, quando serão apresentados filmes turísticos do projeto “Exportando Belezas” e filmes convidados, entre eles o curta-metragem “Sons que Falam”, produzido pela diplomada em Jornalismo pela Univates Natasha Bouvier.

No sábado à tarde, em parceria com a Câmara dos Dirigentes Lojistas de Lajeado, haverá a visitação aos principais pontos da cidade com o passeio de Cedelinho, que inicia às 14h e segue até as 18h. Ainda no sábado, dia 1º, antes da cerimônia de premiação, das 18h às 19h30min uma Sessão Cinema de Rua – Cine Sesc Itinerante –, que acontece em frente ao Teatro Univates. Essa sessão é uma parceria realizada entre o Sesc Lajeado, a Univates, e o Festival de Cinema de Lajeado.

No sábado à noite, às 20h, ocorre a cerimônia de encerramento e a premiação dos melhores curtas e show com a banda Bico Fino Brothers Band, entre outras atrações.

Os ingressos
Para os alunos e professores da Univates, o Festival disponibilizou 400 ingressos gratuitos por sessão (turno), para todos os dias do evento.

Imprensa
- O credenciamento prévio da imprensa deve ser realizado pelo e-mail contato@festivaldecinemadelajeado.com.br. Nos dias do Festival, os jornalistas e veículos de comunicação que se cadastraram devem se dirigir ao guichê principal para retirada de crachá e confirmação de presença.

Texto: Assessoria de Imprensa do I Festival de Cinema de Lajeado

Elise Bozzetto