Univates figura entre as melhores instituições do Brasil

Postado em 09/03/2017 16h31min

Por Elise Bozzetto

A Univates novamente é reconhecida como uma das melhores instituições não públicas de ensino superior do Brasil. Na avaliação do Ministério da Educação (MEC), a Instituição obteve conceito 4 numa escala que varia de 1 a 5. Destaque para os cursos de Design de Moda e Psicologia, que estão entre os três melhores do Rio Grande do Sul e entre os cinco melhores de todo o Brasil. Considerando universidades e centros universitários do RS, a Univates tem a segunda melhor graduação entre as não públicas.

Para o reitor, Ney José Lazzari, o resultado é fruto de constantes investimentos em aprimoramento acadêmico. “Estamos investindo em novas metodologias de aprendizagem. O assunto é debatido exaustivamente entre os cursos para melhoria contínua da qualidade de ensino”, comenta.

Para ele, os conceitos conquistados pela Univates são fruto do envolvimento de professores e alunos. “Nos últimos ciclos avaliativos, temos 14 cursos que figuram entre os cinco melhores do Estado, o que é muito significativo. Além disso, Design, Psicologia, Engenharia de Controle e Automação e História estão entre os cinco melhores do Brasil. São resultados que comprovam o quanto nosso investimento em qualidade reflete na formação dos alunos”, analisa Lazzari.

Os relatórios foram divulgados ontem pelo MEC e podem ser acessados no site do Ministério. Apenas 17,7% das instituições de ensino superior, entre elas a Univates, tiveram índices de avaliação considerados excelentes pelo Ministério (notas 4 e 5). Os dados são do Índice Geral de Cursos (IGC) de 2015. O índice leva em consideração o desempenho dos estudantes, a infraestrutura, formação dos professores e ainda indicadores da pós-graduação. Sessenta e sete por cento das instituições tiraram nota 3 e 14,8% das instituições foram consideradas insatisfatórias, com notas 1 e 2.

O conceito 4, juntamente com as avaliações e verificações in loco realizadas pelo MEC, garante à Univates a continuidade de seu processo de transformação em Universidade do Vale do Taquari.

Texto: Elise Bozzetto

Considerando universidades e centros universitários, a Univates tem a segunda melhor graduação entre as não públicas

Théo Guterres